No dia 15 de Maio comemora-se o Dia do/a Assistente Social e como estamos próximos ao início da Copa no Brasil, o Conselho Federal (Cfess) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress) lançaram a campanha “Na Copa, comemorar o quê?”.
A iniciativa destaca o papel dos/as profissionais de serviço social na defesa de políticas públicas para a população brasileira, principalmente pelo direito à cidade. É um protesto também aos altos investimentos em estádios e obras emergenciais de pouca resolutividade; inúmeras violações de direitos humanos sobre a população mais pobre do país, como despejos e desapropriações truculentas de pessoas em assentamentos informais; e mortes de operários nas obras para a construção de estádios.
Assistentes sociais lidam, cotidianamente, com famílias que não acessam seus direitos fundamentais como transporte, habitação, saúde e educação. Os/as Assistentes Sociais acompanham as demandas da população brasileira, por isso questionam as prioridades dadas à Copa em detrimento das políticas públicas para a população.
No Paraná
O material produzido pelo CRESS/PR destaca a frase: “Nosso grito é para que a população tenha acesso aos seus direitos”, evidenciando como papel do/a assistente social a luta pela garantia de direitos. Para as comemorações ao 15 de Maio haverá uma programação especial no Estado. A palestra magna sobre o tema do Dia do/a Assistente Social será realizada no dia 21 de maio.
Confira a programação prévia em Curitiba:
– 15/05 – 19h –
Posse da nova Diretoria do CRESSPR – Gestão 2014-2017 “Juntos/as para lutar, conquistar e transformar” e da Seccional de Londrina “Mostra tua face: vem para mobilização”
Local: SENGE – Sindicato dos Engenheiros do Paraná – Rua Mal. Deodoro, 630, 22º andar, conjunto 2201 – Centro Comercial Itália;
– Oficinas:
Local: Auditorio do CRESS: Rua Monsenhor Celso, 154 – 13º andar, Centro. É necessário apresentar documento com foto para acesso ao prédio
19/05: 19h às 21h –
Ética na Praxis Profissional do/a Assistente Social
20/05: 19h às 21h –
Promotoras Legais Populares: contribuições para o trabalho do/da assistente social em gênero e direitos
21/05: 14 às 16h – Agentes de cidadania LGBT – nem rótulos, nem preconceitos: respeito
22/05: 19h às 21h – Drogas e Direitos Humanos – Os (des) caminhos da política de drogas no Brasil: polemicas e perspectivas para o Serviço Social
21/05: 19h – Comemoração oficial do Dia do/a Assistente Social.
Local: APP – Sindicato – Avenida Iguaçu, 880 – Rebouças – Curitiba/PR
Mesa Redonda:
Violação de diretos em tempos de megaeventos: o que o/a assistente social tem a ver com isso?
– Análise de conjuntura sobre Copa e megaeventos – Luana Xavier Pinto Coelho (advogada da Terra de Direitos, integrante do Comitê Popular da Copa de Curitiba e da Articulação Nacional dos Comitês Populares);
– Políticas públicas, direitos, violações e exercício profissional – Carmelita Yazbek (mestre e doutora em Serviço Social, com Pós doutoramento no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – USP. Atualmente, professora de Pós Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de Fundamentos Teórico Metodológicos do Serviço Social)
– Articulações dos/as Assistentes Sociais via CRESS/PR no contexto da Copa – Andrea Luiza Curralinho Braga (assistente social, integrante do Comitê Popular da Copa de Curitiba)
Em breve divulgaremos a programação final no Paraná, com locais e horários, bem como links para inscrição nas atividades.
Confira também:
Confira os materiais que circularão nacionalmente para comemoração do Dia do/a Assistente Social