Dia do/a Assistente Social em 2014: “Na Copa, comemorar o quê?”

cartaz-cress-15-de-maio

No dia 15 de Maio comemora-se o Dia do/a Assistente Social e faltando pouco mais de 40 dias para Copa no Brasil, o Conselho Federal (Cfess) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress) lançaram a campanha “Na Copa, comemorar o quê?”.

A iniciativa destaca o papel dos/as profissionais de serviço social na defesa de políticas públicas para a população brasileira, principalmente pelo direito à cidade. É um protesto também aos altos investimentos em estádios e obras emergenciais de pouca resolutividade; inúmeras violações de direitos humanos sobre a população mais pobre do país, como despejos e desapropriações truculentas de pessoas em assentamentos informais; e mortes de operários nas obras para a construção de estádios.

Assistentes sociais lidam, cotidianamente, com famílias que não acessam seus direitos fundamentais como transporte, habitação, saúde e educação. Os/as Assistentes Sociais acompanham as demandas da população brasileira, por isso questionam as prioridades dadas à Copa em detrimento das políticas públicas para a população.

No Paraná
O material produzido pelo CRESS/PR destaca a frase: “Nosso grito é para que a população tenha acesso aos seus direitos”, evidenciando como papel do/a assistente social a luta pela garantia de direitos. Para as comemorações ao 15 de Maio haverá uma programação especial no Estado. A palestra magna sobre o tema do Dia do/a Assistente Social será realizada no dia 21 de maio.

Confira a programação prévia em Curitiba:

– 15/05 – 19h –
Posse da nova Diretoria do CRESSPR – Gestão 2014-2017 “Juntos/as para lutar, conquistar e transformar” e da Seccional de Londrina “Mostra tua face: vem para mobilização”

Local: SENGE – Sindicato dos Engenheiros do Paraná – Rua Mal. Deodoro, 630, 22º andar, conjunto 2201 – Centro Comercial Itália;

– Oficinas:
Local: Auditorio do CRESS: Rua Monsenhor Celso, 154 – 13º andar, Centro. É necessário apresentar documento com foto para acesso ao prédio

19/05: 14h às 16h – Drogas e Direitos Humanos – Os (des) caminhos da política de drogas no Brasil: polemicas e perspectivas para o Serviço Social

19/05: 19h às 21h –
Ética na Praxis Profissional do/a Assistente Social

20/05: 14 às 16h – Agentes de cidadania LGBT – nem rótulos, nem preconceitos: respeito

20/05: 19h às 21h –
Promotoras Legais Populares: contribuições para o trabalho do/da assistente social em gênero e direitos

21/05: 19h – Comemoração oficial do Dia do/a Assistente Social.

Local: APP – Sindicato – Avenida Iguaçu, 880 – Rebouças – Curitiba/PR

Mesa Redonda:
Violação de diretos em tempos de megaeventos: o que o/a assistente social tem a ver com isso?

– Análise de conjuntura sobre Copa e megaeventos – Luana Xavier Pinto Coelho (advogada da Terra de Direitos, integrante do Comitê Popular da Copa de Curitiba e da Articulação Nacional dos Comitês Populares);

– Políticas públicas, direitos, violações e exercício profissional – Carmelita Yazbek (mestre e doutora em Serviço Social, com Pós doutoramento no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – USP. Atualmente, professora de Pós Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de Fundamentos Teórico Metodológicos do Serviço Social)

– Articulações dos/as Assistentes Sociais via CRESS/PR no contexto da Copa – Andrea Luiza Curralinho Braga (assistente social, integrante do Comitê Popular da Copa de Curitiba)

Em breve divulgaremos a programação final no Paraná, com locais e horários, bem como links para inscrição nas atividades.

Confira também:
Confira os materiais que circularão nacionalmente para comemoração do Dia do/a Assistente Social 

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.