Luta contra privatização da Saúde no Paraná

598735_121502074717011_1654005318_nNo dia 03 de Fevereiro, marcando o retorno dos serviços da Assembleia Legislativa, aconteceu uma Manifestação contra a Privatização da Saúde Pública. Movimentos sociais que lutam contra a privatização da saúde pública compareceram em peso à Assembleia para tentar mais uma vez tirar os projetos 22/2013 e 726/2013 da pauta de votação. O PL 22/2013 autoriza a criação de fundações em diversas áreas de Cultura, Turismo, Desporto, Comunicação Social, Assistência Social e Ciência e Tecnologia e, o 726/2013, cria a Fundação Estatal de Direito Privado para a área da saúde. Proposta pelo governo, a Fundação Estatal de Saúde do Estado – Funeas – teria então liberdade para contratar servidores via CLT e a Saúde Pública no Paraná passaria a ser gerida não mais pelo Estado e sim por uma instituição privada.

Com as galerias lotadas, os manifestantes gritaram palavras de ordem para os deputados, defendendo a Saúde Pública e o SUS. Os projetos não foram votados no dia da manifestação e serão discutidos numa reunião do Conselho Estadual de Saúde no dia 13 de Fevereiro. O CRESS/PR convoca a categoria a manter a mobilização contra esta forma de privatização da Saúde.