Mobilização contra a privatização do Hospital de Clínicas

Nesta quinta-feira, 30 de agosto, o Conselho Universitário (CoUn) da UFPR decide sua posição sobre a adoção da Ebserh(Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para administrar o Hospital. Para chamar a atenção da sociedade para a gravidade do assunto, os servidores técnicos administrativos vão parar as atividades, promovendo ato no Pátio da Reitoria a partir das 9 horas.

Passar a administração para a Ebserh significa a privatização da administração do Hospital e o CRESS/PR se posiciona contra esta medida. Embora seja uma empresa estatal, a Ebserh vem com o conceito privado de administração. Ela exporta ao setor privado o serviço público e importa ao setor público o modelo privado.

A primeira consequência é a mercantilização do ensino, da pesquisa e da extensão que ocorrem nos hospitais universitários. A universidade perde autonomia para realizar no hospital-escola a formação dos seus estudantes.

A instituição, que é pública, deixa de priorizar remédios e pesquisas socialmente relevantes, que sanariam os males que mais acometem a população. Passaria a ter privilégio remédios e pesquisas comercialmente relevantes, que geram mais lucros aos laboratórios.

Em busca do lucro, o espaço público é reduzido para favorecer o atendimento a cliente de plano de saúde, convênio e outra forma privada.

O SUS é Universal e deve garantir qualidade e acesso a qualquer cidadão.  Já o privado utiliza o espaço público com lógica de mercado e atendendo visando lucro. O CRESS/PR defende que a saúde não é um negócio e deve ser garantida em cumprimento à Constituição Federal enquanto direito à vida. Saúde não se compra, não pode ser monetarizada, porém é muito difundida a ideia de quem paga (ou pode pagar) teria melhor bem-estar.

SAÚDE É DIREITO DE TODOS(AS) E OBRIGAÇÃO DO ESTADO.
O CRESS/PR conclama aos/às Assistentes Sociais que atuam no HC a participarem do ato dos servidores técnicos administrativos nesta quinta-feira e convida toda a categoria a participar deste debate.  Convidamos categoria a manifestar comentários no site e facebook do CRESS/PR em repúdio à privatização da saúde.

* texto construído com informações do sindsaudepr.org.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.