Mobilização contra a privatização do Hospital de Clínicas

Nesta quinta-feira, 30 de agosto, o Conselho Universitário (CoUn) da UFPR decide sua posição sobre a adoção da Ebserh(Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para administrar o Hospital. Para chamar a atenção da sociedade para a gravidade do assunto, os servidores técnicos administrativos vão parar as atividades, promovendo ato no Pátio da Reitoria a partir das 9 horas.

Passar a administração para a Ebserh significa a privatização da administração do Hospital e o CRESS/PR se posiciona contra esta medida. Embora seja uma empresa estatal, a Ebserh vem com o conceito privado de administração. Ela exporta ao setor privado o serviço público e importa ao setor público o modelo privado.

A primeira consequência é a mercantilização do ensino, da pesquisa e da extensão que ocorrem nos hospitais universitários. A universidade perde autonomia para realizar no hospital-escola a formação dos seus estudantes.

A instituição, que é pública, deixa de priorizar remédios e pesquisas socialmente relevantes, que sanariam os males que mais acometem a população. Passaria a ter privilégio remédios e pesquisas comercialmente relevantes, que geram mais lucros aos laboratórios.

Em busca do lucro, o espaço público é reduzido para favorecer o atendimento a cliente de plano de saúde, convênio e outra forma privada.

O SUS é Universal e deve garantir qualidade e acesso a qualquer cidadão.  Já o privado utiliza o espaço público com lógica de mercado e atendendo visando lucro. O CRESS/PR defende que a saúde não é um negócio e deve ser garantida em cumprimento à Constituição Federal enquanto direito à vida. Saúde não se compra, não pode ser monetarizada, porém é muito difundida a ideia de quem paga (ou pode pagar) teria melhor bem-estar.

SAÚDE É DIREITO DE TODOS(AS) E OBRIGAÇÃO DO ESTADO.
O CRESS/PR conclama aos/às Assistentes Sociais que atuam no HC a participarem do ato dos servidores técnicos administrativos nesta quinta-feira e convida toda a categoria a participar deste debate.  Convidamos categoria a manifestar comentários no site e facebook do CRESS/PR em repúdio à privatização da saúde.

* texto construído com informações do sindsaudepr.org.br