Iniciou na última segunda-feira, 27/08, a capacitação das Comissões de Instrução do CRESS/PR

DSC_1231As comissões de instrução constituem-se em etapa fundamental da apuração de um processo ético e são compostas por assistentes sociais (que não podem ser membros do Conselho Regional ou Federal de Serviço Social, devendo ser, portanto, da base). A comissão de instrução é responsável por apurar minuciosamente a denúncia para que se possa julgar o caso.

Em uma iniciativa pioneira o CRESS/PR está realizando de 27 a 31 de agosto a 1ª Capacitação das Comissões de Instrução. Segundo a conselheira do CRESS/PR Daraci Rosa dos Santos, Coordenadora da Comissão Permanente de Ética, “esta capacitação surge com a proposta de atender ao problema do entendimento do código de ética, visto que muitas comissões apresentam dúvidas na condução dos processos éticos”.

Os/as participantes do curso, na maioria integrantes de alguma comissão de instrução, apresentaram suas dúvidas iniciais e os motivos que os levaram a participar da capacitação. “Eu participei do Ética em Movimento e lá fui convidado para integrar uma comissão de instrução. Como é a minha primeira participação, tenho várias dúvidas e o nosso grupo se reúne à noite, tendo assim mais dificuldade em sanar as dúvidas com rapidez”, comenta Gil Cezar Zanetti, assistente social da Unidade de Acolhimento Pequeno Cidadão, acrescentando o comentário: “não temos como compartilhar nossas dúvidas com outros profissionais, pois estamos trabalhando com casos sigilosos, então esta capacitação será o momento mais oportuno para podermos apresentar nossas dúvidas”.

A assistente social Sônia Lima, da COHAB-Curitiba, também concorda que o espaço criado pelo CRESS/PR para capacitar comissões de instrução é um espaço privilegiado para que se troque experiências com outros profissionais que passam pelas mesmas situações: “eu vim para compreender melhor como deve funcionar o fluxo e os prazos das ações da comissão ao apurar as denúncias, então estou achando muito boa a iniciativa. Acredito que participar de espaços de debate da profissão sempre é importante, pois é uma maneira que podemos evoluir profissionalmente”. Sua opinião é complementada pelo colega de trabalho Antônio Jr, que afirma que assim que soube da capacitação confirmou a presença imediatamente, pois entende que é a oportunidade de contribuir para o melhor entendimento de tudo o que envolve a profissão.

DSC_1219O curso contou neste dia com explicações de como funciona o CRESS e o conjunto CFESS-CRESS, na fala da Gerente do CRESS/PR, Dione Poncheck. Depois teve a fala da agente fiscal Karina Radke, que contextualizou como funciona o recebimento de denúncias e a fiscalização do CRESS/PR. Na sequencia o ex-conselheiro Reginaldo Vileirine explicou o funcionamento da Comissão Permanente de Ética.

Cerca de 35 profissionais compareceram ao primeiro encontro. As capacitações ocorrem no auditório do CRESS 11ª Região, sito a Rua Monsenhor Celso, 154 – 13º andar, das 19h às 22h, para os/as profissionais compõem comissões de instrução e que realizaram suas inscrições pelo site.

Clique aqui para ver mais fotos da capacitação