PL Educação é aprovado na Comissão de Seguridade da Câmara

Projeto de Lei 3688/2000 segue para análise dos/as deputados/as da Comissão de Educação e Cultura. Mobilização da categoria é fundamental

Reunião deliberativa da Comissão que aprovou o PL Educação (foto: Rafael Werkema)
Reunião deliberativa da Comissão que aprovou o PL Educação (foto: Rafael Werkema)


A luta pela inserção de assistentes sociais e psicólogos/as nas escolas públicas de educação básica obteve uma importante vitória nesta quarta-feira, 18/4. O Projeto de Lei 3688/2000 que trata do tema foi aprovado por unanimidade pelos/as deputados/as da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara (CSSF). O PL segue para a Comissão de Educação e Cultura (CEC) e, se aprovado, passará para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

“Podemos considerar esta aprovação como um grande passo para a luta pela implementação do Serviço Social na educação básica do país. E a Política de Educação será a principal beneficiada, tendo em vista que, se o PL se tornar lei, contará com profissionais cuja formação possibilita uma intervenção crítica nesta política pública. Os/as assistentes sociais poderão compor equipes multiprofissionais dentro das escolas públicas de educação básica e contribuirão com seu saber específico para a formação de sujeitos sociais em uma perspectiva crítica para o exercício da cidadania”, explicou a conselheira do CFESS Heleni Ávila.

Aprovação por unanimidade

A maioria dos/as deputados/as da Comissão destacou a relevância da matéria, seguindo o parecer  e o voto favoráveis do relator Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP). “As equipes multiprofissionais são capazes de atuar tecnicamente na mediação das relações sociais e institucionais, ao desenvolver ações voltadas para a melhor qualidade do processo de ensino-aprendizado, com a participação da comunidade escolar. O trabalho dessa equipe deve considerar o projeto político-pedagógico das redes públicas de educação básica e dos seus estabelecimentos de ensino”, diz trecho do parecer.

Histórico de tramitação

O projeto de lei que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e serviço social nas escolas públicas de educação básica, de autoria do deputado José Carlos Elias, foi apresentado em 2000 na Câmara dos Deputados. Tramitou na casa até 2007, quando foi aprovado e encaminhado ao Senado Federal. Com o número de PLC 060/2007, o projeto também passou por diversas comissões no Senado até novembro de 2009, quando foi apreciado e aprovado pela casa com emendas, como a necessária alteração do termo “profissionais de assistência social”, que constava no projeto original, para “profissionais de serviço social”. O PL foi então devolvido para a Câmara, que desde então analisa novamente a matéria, só que com as emendas. Se aprovado pelas comissões (ainda restam duas) e pelo plenário, irá para a sanção presidencial.

No Paraná

No Paraná já foi criado o projeto de Lei Nº 15075 em 2006 que integra o pedagogo/a, pisciologos/as, assistentes sociais nas escolas da rede Estadual, porém a lei nunca foi implementada. Em 30 de março de 2012 o CRESS/PR realizou o 1º Encontro Estadual de Serviço Social na Educação, reunindo experiências de Assistentes Sociais nas Escolas e levantando propostas para o Encontro Nacional que ocorre no início de junho em Maceio-AL.

*Informações retiradas do site do CFESS