No dia 29 de agosto é celebrado o Dia da Visibilidade Lésbica. O CFESS Manifesta relembra momentos marcantes dessa luta pelo respeito à liberdade de expressão sexual. Momentos como o I SENALE (Seminário Nacional de Lésbicas), evento que teve como tema central “Saúde, Visibilidade e Organização”, e foi organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro – COLERJ e o Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher (RJ), entre 29 de agosto e 1º de setembro de 1996.
Outro momento importante dessa luta foi a Campanha Nacional pela Livre Orientação e Expressão Sexual “O Amor fala todas as Línguas: Assistente Social na luta contra o preconceito”, promovido pelo CFESS, em 2006. Um dos resultados fundamentais dessa Campanha foi a aprovação da Resolução CFESS n° 489/2006, que “estabelece normas vedando condutas discriminatórias ou preconceituosas, por orientação e expressão sexual por pessoas do mesmo sexo no exercício profissional do/a Assistente Social, regulamentando princípios inscritos no Código de Ética Profissional”.
- Veja aqui o CFESS Manifesta sobre a Visibilidade Lésbica
- Veja aqui o Relatório completo do Seminário Nacional de Lésbicas
- Veja também o Dossiê Saúde das Mulheres Lésbicas, produzido pela Rede Feminista de Saúde
- Conheça o Programa Brasil sem Homofobia, do Ministério da Saúde
- Conheça os Princípios de Yogyakarta: sobre a aplicação da legislação internacional de direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero
Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008-2011
Comissão de Comunicação
Bruno Costa e Silva – Assessor de Comunicação/CFESS
www.cfess.org.br