Encontro com temáticas do Direito à Cidade reuniu assistentes sociais, estudantes e militantes de diversos movimentos

O II Encontro de Serviço Social e Política Urbana, realizado no dia 20 de outubro, foi um espaço de debates fundamentais sobre direito à cidade em suas dimensões ética, social, democrática e política. A política urbana e sua transversalidade nas políticas púbicas e na discussão ampliada da garantia do direito à cidade como direito humano também foi alvo das reflexões dos participantes.

O Encontro, que foi promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social – CRESS-PR, por meio da Câmara Temática de Direito à Cidade, reuniu profissionais, movimentos sociais e estudantes. “O evento possibilitou um diálogo amplo sobre as lutas sociais e estratégias de resistência, a reflexão na perspectiva da defesa do projeto ético-político do Serviço Social. Um processo revigorador para refletir sobre a organização política para enfrentar os desafios na concretização de direitos e da gestão democrática das cidades”, disse a assistente social Andréa Braga, professora da PUC-PR e integrante da Câmara.

Pela manhã, os temas debatidos foram Conjuntura Nacional da Política Urbana, Habitat III e Resistências da América Latina A atuação de Assistentes Sociais na Política Urbana. À tarde,  três oficinas debateram a atuação da/do Assistente Social: na política de habitação; nos espaços de gestão democrática e participação popular; e na política e estratégias de atuação intersetorial.

Hilma de Lourdes Santos, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, falou sobre a importância em debater a política urbana na política pública nesta conjuntura política: “Este debate se faz necessário para reforçar o nosso papel como sujeitos de direitos em ampliar a luta em defesa da moradia digna e as políticas de inclusão. Estar em um mesmo lugar com profissionais da Assistência Social, estudantes e movimentos sociais debatendo a temática só reforça a resistência frente a tanto retrocesso”.

A Câmara Temática do Direito à Cidade irá divulgar no início de novembro a sistematização do Encontro.