CRESS-PR participa de cerimônia do CINDACTA II Alusiva ao Dia da e do Assistente Social

No dia 20 de maio de 2024, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) realizou a Cerimônia Militar em homenagem ao Dia da e do Assistente Social. Estiveram presentes a representante do Conselho Federal de Serviço Social, conselheira Karen Albini, e do CRESS-PR, o conselheiro Marcelo Nascimento de Oliveira.

Segundo Marcelo, a presença do CRESS-PR e CFESS nessa cerimônia representa um passo importante na valorização da inserção profissional da e do assistente social nos mais diferentes espaços ocupacionais, tecendo estrategias para e defesa e valorização do exercício profissional, numa direção crítica em espaços que historicamente tivemos desconhecimento ou resistências à profissão.

“A relação entre as entidades (CFESS-CRESS) e o CINDACTA II reforça o compromisso com a defesa da profissão e a ampliação de oportunidades de atuação no setor público e de defesa do Estado brasileiro, principalmente num contexto de catástrofes, onde profissionais tem atuado arduamente em operações para garantia de sobrevivência da população, como as que temos acompanhado no Rio Grande do Sul. Esse contexto tornou a cerimônia uma oportunidade para reafirmar Serviço Social como uma profissão necessária para o país e apoiar as e os assistentes sociais que enfrentam desafios para expandir sua atuação no âmbito das dessas instituições”, explica o assistente social.

De acordo com a 1ª Tenente QOCon SSO e chefe da seção de Serviço Social, Daniele Trindade Vieira Farias, a cerimônia teve o objetivo de mostrar a importância e o impacto positivo do trabalho das e dos assistentes sociais na vida das comunidades e na operacionalidade das instituições. Ela enfatizou a necessidade de sensibilizar a população e os superiores sobre as atividades do Serviço Social e sua contribuição para a qualidade de vida e a eficiência das equipes.

“É fundamental que o nosso trabalho seja reconhecido não apenas porque mantém os militares em condições adequadas de trabalho, mas também porque promove a qualidade  de vida de todos, mitigando expressões da questão social. Esse reconhecimento reforça anossa atuação e a necessidade de mais assistentes sociais na Seção de Serviço Social do CINDACTA II”, afirma a Tenente.

O conselheiro Marcelo enfatiza que o CRESS-PR representa a categoria nas mais diversas áreas, tecendo a defesa e valorização da profissão. Da mesma forma, tem incidido diretamente para garantia das condições éticas e técnicas do exercício profissional, e chamando a categoria para promover e participar das ações, provocando e se comunicando com o Conselho.

“Defender a profissão e valorizar exercício profissional é nosso compromisso enquanto Conselho, reafirmando a importância que cada assistente social tem e pode participar na luta por uma sociedade mais justa e mais humana.