No dia 21 de maio, a Seccional de Londrina realizou uma atividade alusiva ao Dia da e do Assistente Social, abordando o tema “Capacitismo e Racismo: O duplo estigma das pessoas pretas com deficiência no Brasil”.
A atividade fez parte da mesa temática do Congresso Internacional de Políticas Sociais e Serviço Social, realizado na Universidade Estadual de Londrina, do qual o CRESS-PR é parceiro.
A atividade contou com a participação de Luciana Viegas, uma figura notável na luta anticapacitista e antirracista. Luciana é autista, mulher preta, mãe de um menino autista, pedagoga, ativista, educadora popular, fundadora do “Vidas Negras com Deficiência Importam” e embaixadora do Pacto Global da ONU no Brasil. A mediação do evento foi realizada por Maria de Lourdes Echeguren, Assistente social do NUCRESS de Foz do Iguaçu.
Durante a atividade, houve a posse das novas coordenações dos NUCRESS de Apucarana, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Cianorte para o triênio 2024-2027. Liana Lopes Bassi, Assistente social e coordenadora da Seccional de Londrina, agradeceu aos integrantes que encerraram a gestão, reconhecendo os desafios enfrentados, incluindo a pandemia da Covid-19, e deu as boas-vindas às e aos novos coordenadores que ingressam para enfrentar os próximos desafios e continuar avançando na luta por políticas públicas mais inclusivas e justas.