CRESS-PR em apoio ao Rio Grande do Sul

Frente aos recentes e graves eventos climáticos que devastaram diversas regiões do Rio Grande do Sul, expressamos a nossa mais sincera solidariedade às vítimas e suas famílias. Reconhecemos a severidade desta tragédia que impôs perdas irreparáveis e desafios profundos a toda a população gaúcha. Nosso profundo pesar pelas vítimas dessa triste situação.

A seriedade desta catástrofe nos convoca a refletir sobre a vulnerabilidade humana, mas também que este debate precisa ter centralidade no âmbito das políticas públicas. Uma responsabilidade que também passa pela escolha de nossos representantes políticos, uma vez que muitos ignoram o aquecimento global, a crise climática e trabalham contra a preservação da natureza. É preciso destacar que a luta para evitar novas catástrofes como essa, impactadas pelas mudanças climáticas, pertence a todas e todos nós, sem nenhuma exceção!

Também lembramos que, como indicado no documento “CFESS Manifesta sobre o trabalho da/do Assistente Social em situações de calamidade”, somos convocadas e convocados para cumprir o dever ético de socorro à população em situação de calamidade pública. A categoria de assistentes sociais deve ainda o fazer de maneira competente, articulando na prática as dimensões ético-política e teórico-metodológica do Serviço Social.

Nas situações de calamidades, é certo que as mais diversas expressões da “questão social” já presentes se expandem e se agudizam. Nesse contexto, a nossa contribuição deve ser sempre para garantir os direitos, a democracia, a equidade e a justiça social, sem deixar de considerar as necessidades e interesses de cada população.

Todo nosso apoio e solidariedade às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul!