CRESS-PR promove o curso Ética em Movimento em Maringá

CRESS-PR promove o curso Ética em Movimento em Maringá


O CRESS-PR realizou mais uma edição do curso Ética em Movimento, desta vez na região de Maringá. A iniciativa do conjunto CFESS/CRESS visa contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional, ampliando o debate ético no âmbito do exercício profissional, para além de sua dimensão meramente legal e formal.


Participaram da atividade a atual presidenta do CRESS-PR, Olegna Guedes, e as multiplicadoras e conselheiras Adriéli Volpato Craveiro e Ilda Lopes Witiuk, bem como o Assistente Social Marco Antônio da Rocha. Os referidos profissionais foram responsáveis pela condução dos encontros e por facilitar as discussões e as reflexões.


Adriéli, uma das organizadoras da formação, destaca que uma das características marcantes dessa iniciativa é seu caráter multiplicador. “O curso contribuiu para o desenvolvimento de uma prática profissional crítica e alinhada com os valores e princípios do Código de Ética Profissional, contribuindo para um Serviço Social mais responsável e engajado na defesa dos direitos humanos e da justiça social”, explica a Assistente Social.


A participante Bibiana Cunha conta que o curso foi uma importante ferramenta na partilha de conhecimento. “As multiplicadoras conduziram a atividade de forma dinâmica e com alta qualidade, enfocando a prática de estudo sobre ética. Isso contribuiu de maneira importante para a melhoria dos processos no cotidiano da profissão, permitindo a ampliação do conhecimento e a troca de experiências”.


Diferentes abordagens sobre ética

O curso foi realizado em quatro sábados, durante os meses de setembro e outubro, e abordou com os seguintes temas, cujos materiais podem ser baixados por meio dos links abaixo:


Módulo I — Ética e História;

Módulo II — Ética e Trabalho Profissional;

Módulo III — Ética e Direitos Humanos;

Módulo IV — Ética e Instrumentos Processuais. 


Larice Lopes Faustino, outra participante, diz que o interesse em participar do curso foi impulsionado pela busca constante por aprimoramento intelectual e qualificação profissional. 


“O curso proporcionou um ambiente de troca de experiências e reflexão crítica sobre o trabalho cotidiano, fortalecendo a categoria localmente. Com multiplicadores de alto nível, a oportunidade de discutir experiências profissionais enriqueceu minha prática. O curso elevou a qualidade dos meus atendimentos, e uma aula específica inspirou um pré-projeto para a inscrição no mestrado, sendo uma experiência de grande valia”, relata a Assistente Social.

Por fim, o participante Hemerson Weslley Maziero diz que a experiência enriqueceu sua vida profissional, reforçando seu compromisso ético. “ O curso proporcionou uma valiosa oportunidade de interação e debate com colegas, permitindo reflexões sobre o cotidiano e a contextualização dos eventos atuais no país. Vejo isso como um convite à categoria para se reunir, debater e refletir sobre o contexto profissional e as questões éticas fundamentais”.