Nota de Solidariedade às Vítimas das Enchentes no Paraná e em Santa Catarina

O CRESS-PR manifesta sua solidariedade às vítimas das recentes enchentes que assolam os estados do Paraná e de Santa Catarina. Neste momento, é nosso dever profissional, conforme estabelecido no artigo 3.º do Código de Ética Profissional da/o Assistente Social, participar ativamente de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e na defesa de seus interesses e necessidades (CFESS, 1993).


Reforçamos nosso compromisso em apoiar e colaborar com as iniciativas de assistentes sociais, instituições e demais pessoas que estão trabalhando para mitigar os impactos das enchentes e proporcionar o apoio necessário às famílias afetadas. Acreditamos que, juntas/os, poderemos contribuir para a reconstrução das comunidades atingidas e para a restauração da dignidade e do bem-estar daquelas/es que enfrentam essa difícil realidade.


Estendemos nossa solidariedade não apenas às vítimas, mas também a todos às/aos profissionais e demais pessoas envolvidas/os nos esforços de socorro e superação. Nosso compromisso é fortalecer os princípios éticos que norteiam a atuação da/o assistente social, visando à promoção da justiça social e à garantia dos direitos humanos.


Que nossa unidade e dedicação possam aliviar o sofrimento e trazer esperança às comunidades afetadas. O CRESS-PR reafirma seu compromisso em promover a justiça social e a solidariedade em todos os momentos, e especialmente diante de emergências como as atuais enchentes.