Todo dia é dia para reconhecer a importância do SUS e do trabalho das/dos assistentes sociais

No dia 2 de julho, celebramos o Dia do Hospital, uma oportunidade para reconhecer o papel fundamental dessas instituições e da saúde pública universal. Neste contexto, é essencial destacarmos a defesa e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como o trabalho indispensável realizado pelas/os assistentes sociais na área hospitalar.


“Celebrar o dia do Hospital é falar de locais, muitos 100% financiados pelo SUS, onde o cuidado permeia a ação profissional de toda uma equipe de saúde. Enfatizo também a atuação das/dos assistentes sociais que, por meio dos instrumentais técnicos, realizam atendimentos aos usuários e familiares com o objetivo de acolhimento e acompanhamento social durante a internação ou pós-alta no ambulatório”, afirma a assistente social que compõe a CT de Saúde do CRESS-PR, Argéria Maria Serraglio Narciso, doutora em Serviço Social e Política Social e chefe da Divisão de Serviço Social do Hospital Universitário (HU) de Londrina.


O SUS, um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, é uma conquista brasileira que garante acesso integral, universal e gratuito à saúde para toda a população. Em meio a desafios e obstáculos, nós do CRESS-PR reforçamos constantemente a primordialidade de sua manutenção e de seu aprimoramento, garantindo que os princípios de equidade e solidariedade norteiem a saúde pública no país.


Neste Dia do Hospital, queremos não apenas investimentos nas estruturas físicas, mas também nas/nos trabalhadores/as que dedicam suas vidas ao cuidado e à promoção da saúde. Que a data seja um lembrete de que a saúde é um direito de todas as pessoas, e que o trabalho conjunto entre o SUS e as/os assistentes sociais é essencial para garantir uma sociedade mais justa, igualitária e saudável para todos os cidadãos.


HU Londrina: exemplo de atendimento 100% SUS no Paraná


O Hospital Universitário de Londrina (HU-Londrina) é um hospital geral, terciário, público e de ensino, com 419 leitos, que desempenha um papel importante no Sistema de Saúde Regional e Estadual. Ele é referência em média e alta complexidade para a 17ª Regional de Saúde, Macrorregional Norte e vários municípios da Macrorregional Noroeste, atendendo a uma população de aproximadamente 2.017.971 pessoas de 96 municípios.


“A trajetória do Serviço Social no HU foi iniciada em 1971, concomitante à abertura do hospital. Foram muitos avanços nesses 52 anos de existência, com destaque para a ampliação do trabalho e do número de assistentes sociais que hoje totalizam 18 profissionais alocados em todo complexo hospitalar e no Ambulatório de Especialidades do HU”, conta Argéria.


Nesse hospital de Londrina, assim como nos demais hospitais universitários do país, o Serviço Social trabalha diretamente com pacientes e seus familiares, fornecendo atendimento e acompanhamento social em todas as fases. Isso inclui conhecer o contexto familiar e social, incentivar a participação da família no tratamento e articular com órgãos de proteção para garantir um ambiente seguro durante a recuperação dos usuários, especialmente aqueles que dependem de cuidados.


Argéria afirma que a/o assistente social desempenha um papel fundamental na defesa de direitos sociais dos usuários e junto a equipe de saúde do HU, articulando com profissionais e serviços para garantir a alta segura dos pacientes. A/o trabalhador participa de reuniões e rounds, contribuindo para um atendimento de qualidade centrado nas necessidades individuais das pessoas.


“Além disso, a/o assistente social realiza atividades em grupos, promovendo interação e troca de experiências entre os participantes. Também emite opiniões técnicas e desempenha funções de gestão e mobilização profissional na área de saúde em Londrina e região”, completa a assistente social.