Primeira Assembleia Geral Ordinária do CRESS-PR 2023 da Gestão “Ousadia de Sonhar e Resistir na Construção do Amanhã Desejado”

No último sábado, dia 17 de junho, através da gestão “Ousadia de Sonhar e Resistir na Construção do Amanhã Desejado”, o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR) realizou sua primeira Assembleia Geral Ordinária do ano de 2023.  A reunião, que é uma das duas previstas regimentalmente, contou com a presença de assistentes sociais de diferentes regiões do estado e teve como objetivos: apresentar as ações desenvolvidas no primeiro semestre; eleger delegados/as para os Encontros Descentralizado e Nacional do Conjunto CFESS-CRESS e prestar contas à categoria.

“A assembleia é um momento político para discutir o contexto, a estrutura e a organização do CRESS-PR. Também é um encontro significativo com a categoria na totalidade, sendo uma oportunidade de fortalecer nossa representatividade e promover a união dos/as assistentes sociais em defesa de um serviço social comprometido com a transformação social e a defesa dos direitos humanos”, afirma a conselheira do CRESS-PR Hilda Lopes Witiuk.

A abertura da assembleia foi marcada por uma retrospectiva das atividades realizadas pelo CRESS-PR ao longo dos últimos meses. Em 2022, o Conselho somou um total de 195 projetos, abrangendo diferentes áreas de atuação do Serviço Social, dentre eles 22 ações gerenciais, 18 ações finalísticas e 16 ações estratégicas das comissões e câmaras temáticas. Além disso, foram promovidas sete ações estratégicas de descentralização político-administrativas, visando fortalecer a presença do CRESS-PR em diferentes regiões do estado.

Durante a apresentação das ações, foram destacados alguns projetos, que demonstraram a relevância do trabalho desenvolvido pelo Conselho. Entre eles, o “Diálogo sobre as Resoluções do CFESS”, realizado em diferentes sedes e núcleos regionais, que teve promoveu a discussão e o entendimento das normativas do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Outro projeto relevante foi a “Mesa Redonda: Serviço Social e o Conservadorismo: Debates pela Defesa Intransigente dos Direitos Humanos”, organizada pelo Nucress Ponta Grossa, que contribuiu para a reflexão e o enfrentamento das pautas conservadoras no exercício profissional.

A assembleia também abriu espaço para assuntos gerais, onde os participantes puderam apresentar demandas, sugestões e debater temas de interesse da categoria.

Prestação de contas

A prestação de contas desempenhou um papel central durante a primeira Assembleia Geral Ordinária do CRESS-PR em 2023. Nesse momento, foram apresentados detalhes sobre a arrecadação financeira e o destino dos recursos, provenientes de tributos e contribuições anuais dos/das trabalhadores/as Assistentes Sociais. Dificuldades enfrentadas, como a inadimplência, também foram abordadas, juntamente com a exposição das estratégias adotadas para a priorização e distribuição desses recursos.

“Nossa prioridade é sempre direcionar os recursos para as funções principais, como fiscalização, ética e inscrição e cadastro. No entanto, como uma entidade de prestação de serviços para a sociedade, também é importante investir na estrutura organizacional para garantir uma prestação de serviço de qualidade, como o acompanhamento do trabalho das/os assistentes sociais e a fiscalização”, explica Hilda.

Eleição de Delegados/as para o Encontro Descentralizado da Região Sul e Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS

A assembleia ainda foi espaço da eleição de delegados/as para o Encontro Descentralizado da Região Sul e o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS. Segundo o Estatuto do Conjunto CFESS/CRESS, considerando o número de profissionais inscritos/as ativos/as o CRESS-PR possui 13 vagas para compor a delegação do estado, sendo necessária uma distribuição paritária entre a gestão e a base.

A eleição dos/as delegados/as representa uma importante oportunidade de representatividade e participação da categoria nas instâncias decisórias do Serviço Social. Essas ações possibilitarão a troca de experiências, debates e construção coletiva de propostas, visando o aprimoramento e a defesa dos direitos profissionais e de usuários/as do Serviço Social.

Delegados/as de gestão são conselheiras/os:

Olegna de Souza Guedes

Ilda Lopes Witiuk

Francisca Maria de Assis Queiroz

Marcelo Nascimento de Oliveira

Rosangela Aparecida de Souza Costa

Suplente:

Jackson Michel Teixeira da Silva

Delegados/as de gestão membras/os de Coordenação de Seccional:

Milene Alves Secon

Juliete Guerra

Delegados/as de gestão membras/os de Coordenação de Seccional suplentes:

Matheus Henrique Rossatto

Carolina Camilo da Silva Gois

Delegados/as de base da Seccional Londrina:

Edilene Aparecida da Silva Fitz

Suplente: Vania Aparecida Alves

Delegados/as de base da Seccional Cascavel

Luan Gomes de Camargo

Convidadas/os referendadas/os em assembleia:

Conselheira Andrea Braga

Coordenação Técnica Vanessa Rocha

3 Agentes fiscais

1 Assistente Administrativo

Delegados/as de base (eleitos em assembleia)

Cassio Eduardo da Silveira Tondolo

Eliane do Rocio Cochenski

Elaine Cristina Lima Scantambrurlo

Delegados/as de base suplente (eleitos em assembleia)

Regina Celia Moro

O CRESS-PR, através da gestão “Ousadia de Sonhar e Resistir na Construção do Amanhã Desejado” reitera o seu compromisso, buscando representar os interesses da categoria profissional vinculado à luta da classe trabalhadora, neste sentido defendendo à profissão na perspectiva do Projeto Ético-Político.