CRESS-PR marca presença do XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais

A presidenta do CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná), Andréa Braga, representou a região Sul do Brasil na comissão organizadora do XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS). O evento foi realizado em Brasília (DF), entre os dias 11, 12 e 13 de outubro no formato on line. Durante o congresso, as (os) Assistentes Sociais, mobilizados, reafirmaram seu compromisso com o projeto ético-político da profissão, em várias discussões potentes e mobilizadoras.

“Em 2020, quando foi assumido o compromisso do XVII CBAS, estávamos em um momento pandêmico, momento difícil, complexo e de incertezas no cenário futuro. A conjuntura nos impulsionou naquele momento pela escolha virtual, com o compromisso de buscar manter mesmo neste formato, a realização de um evento grandioso em sua proposta e de amplo acesso aos profissionais e acadêmicos de Serviço Social no Brasil e contexto internacional”, detalhou a presidente do CRESS-PR.

Ela lembrou que, neste formato, foi possível a inscrição de 12.606 Assistentes Sociais, com pessoas de todas as unidades federativas brasileiras e mais 19 países. No total, foram 1.592 trabalhos submetidos. Destes, 1.293 foram conferidos durante a realização do evento.

“O CBAS, reafirma o projeto de profissão que defendemos. A sociedade que defendemos e que tem um lado, o lado da classe trabalhadora, que reafirma sua dimensão política e ideológica na construção de uma sociedade sem dominação, sem exploração de classe, etnia e gênero”, completou.

Para o presidente da ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social), Rodrigo José Teixeira, os debates realizados, os livros lançados, os trabalhos apresentados e os vídeos das(os) comentaristas no âmbito do XVII CBAS destacam a pertinência, a maturidade e a direção social que a categoria deve manter para seguir na direção de uma sociedade igualitária, contra a qualquer forma de opressão e exploração.

Para concluir, Andréa afirma que o evento fica registrado na história do conjunto CFESS/CRESS e evidencia que as (os) Assistentes Sociais são profissionais forjadas/os na luta.

“Uma profissão que enfrenta em seu cotidiano a desigualdade social. Que possamos cada vez mais avançar para construir espaços políticos de participação ampla e efetiva que, de fato, possibilite o aprofundamento democrático, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida, como afirma os princípios fundamentais contidos no Código de Ética da nossa categoria”, pontuou.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.