Isolamento sim, violência não: violência contra a mulher aumenta com a pandemia

Entre os dias 20 e 22 de março de 2020, primeiro fim de semana de isolamento social devido ao avanço da pandemia do novo Coronavírus, a Polícia Militar do Paraná registrou, somente em Curitiba, aumento de chamadas relativas a violência contra à mulher na capital. Segundo reportagem da rádio CBN Curitiba, 217 queixas foram registradas pela PM, contra 189 do fim de semana anterior (13 a 15 de março).

O mesmo tem se repetido em outros estado do país. A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) informou que o canal Ligue 180 recebeu, entre os dias 17 e 25 de março de 2020, a média diária de ligações recebidas foi de 3.303, contra média diária de 3.045 ligações entre 1 e 16 de março de 2020 (aumento de 8,47%). No caso de denúncias registradas, o número subiu de 829 para 978 (aumento de quase 18%). Muitas mulheres convivem com os agressores dentro de casa por mais tempo.

Por isso, o CRESS-PR divulga os canais para todas as mulheres denunciarem casos de violência que sofram em ambiente doméstico. Instituições públicas como a Defensoria Pública do Paraná e o Ministério Público do Paraná têm mantido canais de contato sobre casos de violência contra a mulher. É importante lembrar outros números para denúncia, conforme a imagem abaixo.

O Conselho reitera sua posição de luta contra o feminicídio e contra todas as formas de violência contra a mulher. É necessário que as instituições do poder público tenham rapidez nas respostas contra esses casos. Confira a edição deste mês de março de 2020 do CRESS-PR em Movimento, sobre o Dia Internacional da Mulher, na qual falamos sobre o aumento de feminicídio no Brasil e no Paraná.