CRESS-PR realiza Oficina do Fórum Estadual em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social

Professoras, pesquisadoras, assistentes sociais supervisoras de campo e estudantes de Serviço Social participaram na última sexta-feira (06/03) da Oficina do Fórum Estadual em Defesa da Formação e do Trabalho de com Qualidade em Serviço Social, realizada na UEPG, na cidade de Ponta Grossa. A atividade foi coordenada pelo CRESS-PR, com apoio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso). Ao todo, durante todo o dia da oficina, 58 pessoas participaram dos debates

A ABEPSS foi representada pela professora Thaisa Closs e a estudante Jacqueline Batista Franco Ferreira, do curso de Serviço Social da PUC/PR representou a Enesso. A atividade contou ainda com a presença da Chefe de Departamento do curso de Serviço Social da UEPG, Sandra Scheffer, e da Coordenadora de Curso, Reidy Rolim de Moura e de diversas professoras do curso.

A  abertura dos trabalhos contou ainda com a presença do CRESS/PR representado pela agente fiscal Vanessa Rocha, do Nucress Ponta Grossa, representado por Camila Vanessa Sviec.

Em seguida, a professora Thaisa, em sua fala, apresentou dados do INEP e E-MEC, demonstrando o crescimento dos cursos de Serviço Social à distância em detrimento dos cursos presenciais, o que desafia o Fórum para articular ações em defesa da escola pública e de qualidade. A professora apresentou também as principais ações realizadas, como a criação de fóruns, o Encontro descentralizado do Conjunto CFESS/CRESS Região Sul (que ocorreu em 25 de julho de 2019), que deliberou por constituir o Fórum Regional Sul de Formação e aprovou uma Comissão Articuladora. A realização da Oficina Regional da ABPEPSS (27/08/2019) e a Reunião conjunta Fórum das COFIS Fórum Regional Sul de Formação (27/11/2019) com o Planejamento de ações para 2020, apresentado pela professora.

A vice-presidenta do CRESS/PR, Elza Campos, discorreu sobre a criação do Fórum no Paraná, a partir do 7º Congresso Paranaense que apresentou uma mesa específica e deliberou por realizar a oficina. Evidenciou ainda que o Fórum terá sucesso, na medida em que a Comissão de Formação profissional do CRESS/PR seja fortalecida. Destacou também o papel da Comissão que teve inicio em 2005, mas que se revitalizou a partir do ano de 2017. A vice-presidenta apresentou ainda dados que comprovam o favorecimento com aporte financeiro de grandes grupos econômicos dentro do ensino superior, por meio de dados do Portal da Transparência do governo federal. Elza evidenciou a importância das organizações da categoria, como a união entre ABEPSS, CFESS/CRESS e ENESSO, com os movimentos sociais e sindicais que defendem a educação pública.

Jacqueline, da ENESSO, destacou também o acirramento da conjuntura que escancara cada vez mais o processo mercantilizador e privatizador sofrido pelo trabalho e educação e a necessidade de fortalecer as organizações da categoria profissional.

As falas evidenciaram que em tempos de recrudescimento das expressões da questão social, por meio do crescente desmonte de um conjunto de garantias constitucionais, de violação de direitos e criminalização das lutas coletivas dos/as trabalhadores/as em diferentes espaços sócio-ocupacionais, de precarização e mercantilização de direitos sociais, entre eles a educação pública, o Fórum se apresenta como instrumento de defesa e materialização da normatização e dos princípios inscritos na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8.662/1993) e no Código de Ética Profissional do/a Assistente Social (Resolução CFESS 273/1993) e nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996).

Ao realizar o debate, foram estabelecidos quatro grandes eixos para atuação do Fórum: 1) Estágio e Supervisão em Serviço Social; 2) Mapeamento da Realidade dos Cursos de Serviço Social no Paraná; 3) Formação Profissional e Curricularização; e 4) Trabalho Profissional e Educação Permanente.

A realização de uma minuta para a primeira reunião do Fórum será feita pela Comissão Estadual de Formação Profissional do CRESS/PR. Foi indicada uma Comissão provisória do Fórum com composição das três Entidades da categoria profissional, com participação do CRESS/Sede, uma representação da Seccional de Londrina e da Seccional de Cascavel. Pela Seccional de Cascavel foi indicada a professora Lorena Portes da UEL e pela Seccional de Cascavel a professora Maria Geusina Da Silva.  Pelas unidades da categoria, foram definidas as seguintes representações: pela ABEPSS Regional Sul Thaisa Closs; pela ENESSO Jacqueline Batista Franco Ferreira e pelo CRESS/PR a professora Cristiane Souza. Caberá a cada representação indicar um/uma suplente.