Semana da/o Agente Fiscal: conheça as atribuições e importância da função

 

Na semana celebramos o trabalho da/o Agente Fiscal, função estabelecida pela Política Nacional de Fiscalização do Conjunto CFESS/CRESS – Resolução CFESS 512/2007, para a fiscalização e valorização do exercício da profissão de Assistente Social. A data é comemorada no dia 2 de fevereiro e o CRESS-PR preparou uma matéria especial sobre a importância dessa função.

A/o Agente Fiscal no âmbito da fiscalização do exercício profissional tem como objetivo, segundo o artigo 5° da Política Nacional de Fiscalização, assegurar “a defesa do espaço profissional e a melhoria da qualidade de atendimento aos usuários do Serviço Social”, por meio da articulação das dimensões “afirmativa de princípios e compromissos conquistados; político-pedagógica; normativo e disciplinadora”.

A presidenta do CRESS-PR, Joziane Cirilo, destaca que “a orientação e fiscalização do exercício profissional da/o Assistente Social é uma das ações precípuas do Conselho e valorizar o trabalho realizado pelas agentes fiscais é fundamental, especialmente em tempos de flexibilização das relações de trabalho, desmonte das políticas sociais e regressão de direitos”.

A Agente Fiscal Jaqueline Zuin dos Santos, da Seccional Londrina do CRESS-PR, ressalta que “a fiscalização do exercício profissional é fundamental, pois, a partir da perspectiva orientativa e fiscalizatória, há possibilidade de contribuição com a qualidade do serviço profissional prestado”.

As/os Agentes Fiscais compõem a Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) e o trabalho é desenvolvido por meio de ações individuais e coletivas que se configuram em visitas de orientação e fiscalização, elaboração de materiais orientativos, realização de palestras e oficinas, atendimentos, entre outras.

Estas ações tem interlocução direta com as/os Assistentes Sociais, bem como com estudantes, usuárias/os, gestoras/es, instituições empregadoras e unidades de formação acadêmica.

Para as Agentes Fiscais do CRESS PR, entre os principais desafios está o enfrentamento às demandas sobre a precarização do trabalho e suas implicações para a garantia da qualidade dos serviços prestados.

Para as profissionais, na atual conjuntura de desmonte das políticas públicas e recrudescimento do conservadorismo, a ação de orientação e fiscalização é desafiada a buscar estratégias cotidianas de defesa e valorização da profissão de Serviço Social no estado do Paraná.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.