CRESS-PR esteve presente em reunião com Superintendente do INSS da Região Sul

Foto:  Cassiano Ferraz, Assessor de Comunicação do CRESS-SC
Foto: Cassiano Ferraz, Assessor de Comunicação do CRESS-SC

O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná – CRESS-PR esteve reunido nesta terça-feira, dia 11 de julho, com representantes do CRESS-SC e do CRESS-RS, além de membros da FENASPS – Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores da Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, e representantes dos Sindprevs dos três Estados, para apresentar à Superintendência Regional Sul do INSS – SRIII a pauta de reivindicações da categoria.

Representante da Superintendência estavam: a Superintendente Kathia Moreira Braga; a Responsável Técnica da Diretoria de Saúde do Trabalhador-DIRSAT, Pamela Conceição Figueiredo de Souza; a chefe de gabinete, Stela Pawlick; e as funcionárias da Divisão de Atendimento da Superintendência, Edineia Padovani e Marianne Xavier.

O CRESS-PR foi representado pelas Conselheiras Joziane Cirilo e Viviane Peres. Também participaram da reunião assistentes sociais da base, representando os serviços previdenciários Serviço Social e Reabilitação Profissional, sendo que o Paraná foi representado pela assistente social Lucilene Silva, da região de Cascavel.

A presidenta do CRESS-PR, Joziane Cirilo, falou sobre o papel precípuo do Conselho na defesa da profissão e das prerrogativas profissionais como a autonomia, as condições éticas e técnicas para o exercício profissional e as atribuições privativas e competências da/o assistente social, requisições que as/os assistentes sociais do INSS têm apresentado aos Conselhos, uma vez que o Instituto tem imposto fluxos e procedimentos que, por vezes, violam os princípios e valores éticos da profissão.

A coordenadora técnica do CRESS-SC, Fabiana Luiza Negri, enfatizou que as matérias específicas em Serviço Social devem ser respondidas por profissional assistente social. Caso outro profissional responda por matéria técnica isto se configura exercício ilegal da profissão, cabendo as medidas legais.

A pauta de reivindicacoes foi protocolada junto à Chefe de Gabinete da Superintendência, conforme relatório da reunião disponível aqui.

Não foi possível a apresentação e discussão de todos os pontos de pauta em virtude da saída repentina e injustificada da representante da DIRSAT e, considerando que a maioria das questões envolvem fluxo com esta representação, optou-se por finalizar a reunião e encaminhar um documento protocolado nominalmente à representante, com as demandas dos serviços previdenciários (Serviço Social e Reabilitação Profissional), estabelecendo o prazo para resposta de 15 dias.

As/os participantes agradeceram à Superintendente pelo espaço de diálogo e manifestaram repúdio à atitude de abandono de uma reunião legítima das entidades representativas da categoria, caracterizando o desrespeito a estas instituições e a toda categoria dos Servidores Assistentes Sociais do INSS.

O CRESS-PR, em conjunto com as demais entidades representativas da categoria, também repudia as notícias veiculadas após a reunião, com graves e irreais acusações contra o servidor do INSS, Luciano W. Veras, coordenador do SINDPREVS-SC, e se solidariza com o mesmo, uma vez que a reunião transcorreu de forma respeitosa. As/os presentes têm conhecimento dos reais fatos e falas ocorridas, sempre na defesa do conjunto de trabalhadoras/es do Instituto e pela garantia das condições de trabalho.