Assembleia em 23/10 discutiu Encontro Nacional e anuidade 2016

Na última sexta-feira, dia 23 de outubro, foi realizada na sede do CRESS-PR a Assembleia Geral Ordinária, que reuniu representantes da diretoria, membros da Seccional de Londrina representantes dos NUCRESS e assistentes sociais da base da categoria.

A assembleia teve como pauta o repasse do 44º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, a prestação de contas política e financeira do exercício vigente e a aprovação da anuidade para o ano de 2016.

Relatos do 44º Encontro Nacional

A conselheira Fernanda Camargo apresentou um relato sobre as discussões que aconteceram no 44º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que aconteceu nos dias 4 a 7 de setembro no Rio de Janeiro.

Fernanda destacou a importância do processo de escolha dos participantes em assembleia e a importância da participação de da base do CRESS-PR. A conselheira também explicou a metodologia que vem sendo utilizada pelo Conjunto, que estabelece o levantamento das deliberações, o monitoramento do cumprimento das mesmas e a avaliação. Neste 44º Encontro foi realizado o monitoramento das diretrizes definidas em 2014.

A necessidade de discutir com a categoria do serviço social as temáticas do aborto e das drogas também foi enfatizada durante a Assembleia. Conforme lembrou a presidente Wanderli Machado, o Código de Ética diz que o/a assistente social não pode realizar suas atividades baseado/a em suas crenças e convicções pessoais. O/a profissional do Serviço Social não pode deixar de cumprir seu papel por conta de posições religiosas.

O tema do Encontro Nacional foi “Ofensiva neoconservadora e Serviço Social no cenário atual”, que também permeou as falas durante a Assembleia. Para a conselheira Clarice Metzner, estamos em um momento de “avanço no conservadorismo e retrocesso nos direitos”. Este é um contexto que exige da categoria uma atuação mais firme na defesa dos direitos.

Outras questões apresentadas na Assembleia estão no documento disponibilizado pelo CFESS. Nele constam as deliberações de 2014 registradas integralmente, as que sofreram alteração de redação registradas na forma aprovada no Encontro, assim como as que foram incluídas. As deliberações, divididas por Eixos temáticos, estão disponíveis aqui.

O Relatório Final completo do 44º Encontro Nacional será divulgado em breve, constando as demais informações, encaminhamentos e o registro do processo de monitoramento realizado pelo Conjunto.

Prestação de contas e anuidade de 2016

A presidente Wanderli Machado apresentou um balanço da utilização dos recursos financeiros até este mês de outubro. Destacou o esforço que esta gestão vem fazendo para otimizar o uso dos recursos e diminuindo despesas, reduzindo, por exemplo, os gastos com diárias e outras despesas com viagens realizadas pela diretoria no cumprimento das atividades do Conselho.

A presidente ressaltou ainda que um dos compromissos desta gestão é promover a descentralização das ações do CRESS-PR, a partir da realização de um processo de gestão colegiada e pleno ampliado.

Wanderli também apresentou a previsão de receitas e despesas para o próximo ano e conduziu a votação da anuidade, sendo aprovado pela categoria o valor de R$500,00, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. Os valores das taxas foram reajustadas conforme disposto na Resolução CFESS nº 724/2015 de 20 de outubro de 2015. As datas limites, formas de pagamento e descontos aprovados serão divulgados no site do CRESS-PR.