Oficina de stêncil e debate sobre comunicação pública marcam Semana pela Democratização no PR

As atividades são organizadas pela Frentex-PR, coletivo do qual CRESS-PR faz parte na defesa da comunicação como um Direito Humano.

A participação do Serviço Social na luta pela democratização da comunicação é uma deliberação do Encontro Nacional CFESS-CRESS e também um dos princípios que constará da nova edição da Política Nacional de Comunicação do Conjunto.

O Paraná também está na luta pelo direito à comunicação. Nos dias 24 e 29 de outubro a Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex-PR) vai promover duas atividades diferentes em Curitiba: uma oficina de stêncil e um debate sobre Comunicação Pública. As ações integram a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, com atividades confirmadas em pelo menos 13 estados de todas as regiões do Brasil.

A Oficina de Stêncil pela democratização da mídia será no dia 24, na Praça Osório, em Curitiba, a partir das 15h. Por meio da técnica de pintura, o encontro tem o objetivo de incentivar os participantes a pensarem criticamente e expressarem questionamentos e problemáticas geradas pela concentração midiática no Brasil.

Já o debate sobre Comunicação Pública vai mobilizar todas as gentes no dia 29 de outubro. A atividade terá início às 19h, no auditório da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Juvevê. O evento contará com a presença do jornalista da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e coordenador do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Jonas Valente. Há muito tempo ele se dedica à pesquisa e militância política para defender os princípios da comunicação pública.

O debate é promovido pela Frentex-PR e SindijorPR, e tem o apoio do Departamento de Comunicação da UFPR e do Grupo de Pesquisa Comunicação e Democracia.

Uma luta de todas e todos

Convocada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), a “Semana” tem por objetivo chamar atenção para a importância da atualização do marco legal para as comunicações, que contemple todos os setores da sociedade.

Menos de dez grupos familiares concentram os principais meios de comunicação no Brasil, numa verdadeiro esquema de monopólios e oligopólios em âmbito regional e nacional. E cerca de 25% dos senadores e 10% dos deputados controlam concessões de rádio e televisão, violando a Constituição Federal de 1988 e desequilibrando o jogo democrático da representação política.

Além disso, vivemos uma conjuntura de ascensão de setores conservadores da sociedade, que se utilizam da grande mídia para atacar os direitos e criminalizar os movimentos sociais.

Assim, o CRESS-PR também se soma a esta luta, em consonância com os movimentos que defendem uma comunicação plural e democrática.

>> Participe do debate Comunicação Pública: informações plurais e diversidade cultural: goo.gl/17isli
>> Participe da Oficina de Stêncil pela democratização da mídia: goo.gl/4ogbCr