Realizado o Curso ‘Vito Gianotti de Comunicação Popular do Paraná’

compopular

Com o lema “Pés no chão e mídias na mão: estratégias de comunicação e política” foi realizado nos dias 14,15 e 16 de agosto a 3° edição do Curso de Comunicação Popular do Paraná.

O curso reuniu organizações populares, sindicais, estudantes, professores, lideranças comunitárias, ativistas culturais, mídia-livristas e demais pessoas interessadas em fortalecer a comunicação popular enquanto ferramenta de luta da classe trabalhadora que discutiram temas diversos em relação à comunicação.

O espaço foi aproveitado para formar e debater ideias, com trocas de experiências vividas no dia a dia, como forma de soma das forças do campo da comunicação popular do estado, por diversos profissionais de áreas diversas.

O CRESS-PR é membro da FRENTEX-PR, coletivo que esteve entre os organizadores do Curso. O estudante de serviço social Lucas Menezes esteve presente a convite do CRESS/PR e comentou que os assuntos por mais que tenham sido novos para ele, revelaram-se como temas fundamentais para serem incorporado às lutas do Serviço Social: “Chamou minha atenção o fato da mídia ser um espaço que deveria ser ocupado pelos movimentos sociais, mas não é. Apesar de haver uma legislação que determina que a sociedade civil tenha espaço garantido na produção da mídia, o que acontece é que a comunicação em massa é dominada apenas por poucas famílias ou grupos”, comentou Lucas. No Brasil, 10 famílias empresariais concentram 70% de toda a mídia do país.

Homenagem

O curso esse ano foi um sucesso, contando com mais de 200 participantes de diversos municípios. O grande homenageado do evento foi Vito Gianotti, jornalista e importante pensador da comunicação popular que faleceu no último mês. Gianotti estaria participando mais uma vez do evento, assim como nas edições anteriores. Como forma de prestar homenagem, o curso levou o nome de Curso Vito Gianotti de Comunicação Popular do Paraná.

Destaques:

A programação contou com mesas de debate sobre diferentes aspectos da comunicação popular. Confira como foi:

A primeira mesa de debate, com o tema: ‘A comunicação como estratégia de luta da classe trabalhadora’ – http://comunicacaopopularpr.redelivre.org.br/2015/08/14/comunicacao-popular-para-consciencia-politica/

A segunda mesa de debate, com o tema: ‘Desafios e práticas da comunicação popular’ : http://comunicacaopopularpr.redelivre.org.br/2015/08/15/ocupar-os-espacos-dos-meios-de-comunicacao-para-as-lutas-sociais/

A Roda de Fotógrafos: http://comunicacaopopularpr.redelivre.org.br/2015/08/15/fotografos-populares-revelam-historias-escondidas-pela-grande-midia/

Lei da Mídia Democrática

Este projeto de Lei foi citado em diversos momentos do 3º Curso de Comunicação Popular do Paraná, entendendo sempre que o exercício da comunicação popular é um empoderamento para os coletivos e para cada pessoa, mas é também uma estratégia para democratizar a comunicação.

Saiba mais e assine manifestando seu apoio à Lei : http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/assina.php

*Com informações de: comunicacaopopularpr.redelivre.org.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.