Realizado o Curso ‘Vito Gianotti de Comunicação Popular do Paraná’

compopular

Com o lema “Pés no chão e mídias na mão: estratégias de comunicação e política” foi realizado nos dias 14,15 e 16 de agosto a 3° edição do Curso de Comunicação Popular do Paraná.

O curso reuniu organizações populares, sindicais, estudantes, professores, lideranças comunitárias, ativistas culturais, mídia-livristas e demais pessoas interessadas em fortalecer a comunicação popular enquanto ferramenta de luta da classe trabalhadora que discutiram temas diversos em relação à comunicação.

O espaço foi aproveitado para formar e debater ideias, com trocas de experiências vividas no dia a dia, como forma de soma das forças do campo da comunicação popular do estado, por diversos profissionais de áreas diversas.

O CRESS-PR é membro da FRENTEX-PR, coletivo que esteve entre os organizadores do Curso. O estudante de serviço social Lucas Menezes esteve presente a convite do CRESS/PR e comentou que os assuntos por mais que tenham sido novos para ele, revelaram-se como temas fundamentais para serem incorporado às lutas do Serviço Social: “Chamou minha atenção o fato da mídia ser um espaço que deveria ser ocupado pelos movimentos sociais, mas não é. Apesar de haver uma legislação que determina que a sociedade civil tenha espaço garantido na produção da mídia, o que acontece é que a comunicação em massa é dominada apenas por poucas famílias ou grupos”, comentou Lucas. No Brasil, 10 famílias empresariais concentram 70% de toda a mídia do país.

Homenagem

O curso esse ano foi um sucesso, contando com mais de 200 participantes de diversos municípios. O grande homenageado do evento foi Vito Gianotti, jornalista e importante pensador da comunicação popular que faleceu no último mês. Gianotti estaria participando mais uma vez do evento, assim como nas edições anteriores. Como forma de prestar homenagem, o curso levou o nome de Curso Vito Gianotti de Comunicação Popular do Paraná.

Destaques:

A programação contou com mesas de debate sobre diferentes aspectos da comunicação popular. Confira como foi:

A primeira mesa de debate, com o tema: ‘A comunicação como estratégia de luta da classe trabalhadora’ – http://comunicacaopopularpr.redelivre.org.br/2015/08/14/comunicacao-popular-para-consciencia-politica/

A segunda mesa de debate, com o tema: ‘Desafios e práticas da comunicação popular’ : http://comunicacaopopularpr.redelivre.org.br/2015/08/15/ocupar-os-espacos-dos-meios-de-comunicacao-para-as-lutas-sociais/

A Roda de Fotógrafos: http://comunicacaopopularpr.redelivre.org.br/2015/08/15/fotografos-populares-revelam-historias-escondidas-pela-grande-midia/

Lei da Mídia Democrática

Este projeto de Lei foi citado em diversos momentos do 3º Curso de Comunicação Popular do Paraná, entendendo sempre que o exercício da comunicação popular é um empoderamento para os coletivos e para cada pessoa, mas é também uma estratégia para democratizar a comunicação.

Saiba mais e assine manifestando seu apoio à Lei : http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/assina.php

*Com informações de: comunicacaopopularpr.redelivre.org.br