Realizado o seminário nacional do FNTSUAS

11659431_840275339383853_1777148317661752007_nNos dias 25 e 26 de junho aconteceu em Curitiba o “3° Seminário Nacional do FNTSUAS: Trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em cargos de nível fundamental e médio: perspectivas de atuação e valorização do trabalho”.

Além de discutir as perspectivas de atuação e valorização do trabalho nos cargos de nível fundamental e médio no SUAS, o Seminário abordou as condições e relações de trabalho e o trabalho em equipe, o reconhecimento das diferentes ocupações e cargos de nível fundamental e médio e a organização política e a representatividade desse grupo de trabalhadores e trabalhadoras. O CRESS/PR esteve presente, contribuindo na organização do evento.

Precarização do trabalho dentro do SUAS

A precarização do trabalho dentro do SUAS foi um dos temas de debate. Joari Carvalho, do FETSUAS/SP, comentou sobre a necessidade de união da classe trabalhadora a fim de combater as péssimas condições de trabalho, reforçando, assim, um dos objetivos do seminário e ressaltou a proposta de criação de dois Fóruns, o DesprecarizaSUAS- dos trabalhadores do SUAS-, e o ProtagonizaSUAS- dos usuários e trabalhadores do SUAS.

Sônia Maria Pereira Santos, do FETSUAS/BA, discorreu sobre a necessidade de ações prática e efetivas para combater a precarização do trabalho. Dentro disto, os/as debatedores discutiram a necessidade de que cada trabalhador/a do SUAS assuma pequenas ações práticas dentro dos seus espaços de trabalho.

Horizontalidade e valorização do/as trabalhadores de ensino fundamental e médio

Durante o evento, os/as participantes discutiram a necessidade de desierarquizar as relações entre os/as profissionais dentro do SUAS, buscando a horizontalidade dos serviços prestados, sem diferenciações de tratamento entre os/as trabalhadores/as de ensino médio, fundamental e superior.

Segundo o Conselheiro do CRESS/PR Uilson José Gonçalves de Araújo, que esteve presente no evento, a discussão esteve também relacionada à resolução n° 9 do Conselho Nacional de Assistência Social, que ratifica e reconhece as ocupações e as áreas de ocupações profissionais de ensino médio e fundamental do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. “Algumas regiões do Brasil apresentaram a discrepância de salários no País. Em alguns casos, Educadores Sociais estão ganhando menos que um salário mínimo”, conta o Conselheiro.

Confira a Resolução n 9 CNAS

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.