I Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social

I congresso ss e ps

Foto: Agência de Notícias UEL

O CRESS/PR participou do I Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: Desafios Contemporâneos, evento simultâneo ao II Seminário Nacional de Território e Gestão de Políticas Sociais e ao I Congresso de Direito à CIdade e Justiça Ambiental, ocorrido entre os dias 9 e 12 de junho na Universidade Estadual de Londrina.

A Seccional Londrina esteve presente durante toda a programação do evento, inclusive na mesa de abertura, que contou com um auditório lotado com mais de 800 participantes de todo o país. Membros da Câmara Temática de Direito à Cidade do CRESS/PR e representantes da Seccional de Londrina participaram do Congresso com a perspectiva de convocação da categoria a aprofundar a participação e protagonismo nas ações e bandeiras defendidas pelo Conjunto CFESS/CRESS.

No último dia do evento, o Coordenador da Seccional Londrina, Marcelo Nascimento de Oliveira, compôs a mesa de debate “O Assistente Social como trabalhador nas/das políticas sociais”, coordenada pela professora Mabel Mascarenhas Torres, da Universidade Estadual de Londrina. Contando ainda com a presença da Professora Elisa Maria de Andrade Brisola (UNITAU e Seccional CRESS de São José dos Campos-SP) e do Professor Dr. Reinaldo Nobre Pontes (UFPA-PA), a mesa trouxe reflexões, propiciadas pelos professores convidados, sobre a fundamental importância dos/as assistentes sociais na defesa de política públicas com qualidade, assim como a importância do posicionamento da categoria na perspectiva de resistência ao projeto conversador e neoliberal dado pelo estado capitalista brasileiro.

A participação da Seccional na mesa teve como objetivo principal trazer uma avaliação da atuação profissional no estado do Paraná, onde a profissão tem apresentado conquistas históricas e avanços da atuação nas políticas públicas, expressando desafios na superação da institucionalização profissional. “Ainda que o cenário hoje seja o mais perverso, na lógica da repressão empreendida pelo Governo do Estado do Paraná, que desenvolve o projeto neoliberal, repreendendo movimentos sociais e retirando direitos da classe trabalhadora, em especial à educação em contexto de greve, emerge-se a importância de nosso posicionamento ético e político na defesa intransigente dos direitos humanos e sociais. Devemos nos atentar sempre, de forma a não reproduzir o mantra da ideologia conservadora nos desejos e propostas institucionais que muitas vezes ao invés de protagonizar os sujeitos, reproduzem a centralidade das políticas públicas na barganha dos benefícios, de forma a atender os interesses do empregador, esquecendo-se de se posicionar enquanto assistente social”, comentou o Coordenador da Seccional de Londrina, Marcelo Nascimento de Oliveira.

A Conselheira do CRESS/PR Clarice Metzner, também presente no debate, destacou a importância do protagonismo profissional através da participação nos conselhos de direitos. Nesses espaços, os/as assistentes sociais são convocados a se posicionarem enquanto categoria, jamais esquecendo seu compromisso ético, ainda que representante do poder público, de forma a defender a participação e direito de reivindicação dos usuários nas relações de poder estabelecidas. “O CRESS-PR, através de suas Câmaras Temáticas tem sido presente e defendido o exercício profissional, políticas públicas de qualidade e a realização de concursos públicos, repudiando veementemente o projeto de terceirização que precariza o trabalho profissional e reflete diretamente no atendimento à população”, afirmou a conselheira Clarice.

Durante a mesa de debate também foi lançado o desafio para que mais assistentes sociais de base interajam com as Câmaras Temáticas do CRESS-PR, principalmente fora do eixo de Curitiba, colocando a Seccional de Londrina à disposição para articular este debate junto aos profissionais, à direção do Conselho e às equipes que integram as CTs.

O CRESS-PR parabeniza a organização do evento, especialmente ao Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. O CRESS/PR reconhece a importância de movimentos como este, que devem ser contínuos e usados como espaço de apropriação pela categoria na perspectiva de instrumentalização da unidade entre teoria e prática. A partir disto, podemos considerar que, enquanto núcleo de formação de profissionais críticos, comprometidos com os princípios de nosso Código de Ética Profissional, o conjunto CFESS/CRESS está no caminho certo.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.