I Seminário de Políticas Públicas sobre População em Situação de Rua

No dia 17 de maio, sábado, aconteceu o I Seminário de Políticas Públicas sobre População em Situação de Rua, organizado pela Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR). Atualmente, a EDEPAR tem um Grupo de Trabalho de Direitos Humanos que vem discutindo a temática sobre a população e situação de rua e buscando o aperfeiçoamento do atendimento a este público.

O Seminário contou com a participação do CRESS-PR através da Conselheira Renária Moura da Silva, que explanou sobre seu trabalho com moradores de rua, dando ênfase à necessidade de articulação entre eles e a rede de serviços, bem como à necessidade de adotar uma perspectiva sócio-crítica no atendimento à esta população.

Também esteve presente o representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), Leonildo José Monteiro, que junto à outros companheiros do da causa falou sobre a realidade da população em situação de rua, os enfrentamentos cotidianos e a perspectiva do MNPR. O mestre em Antropologia, Tomás Henrique de Azevedo Gomes Melo, também pode apresentar sua pesquisa, que aborda o cotidiano da população em situação de rua, na perspectiva de desconstrução de estigmas cristalizados pelo censo comum.

O Ministério Público do Paraná (MPPR) também compareceu ao seminário, sendo representado pelos Dr. Marcos Bittencourt Fowller e Dra. Mariana Seifert Bazzo, que expuseram o histórico da aproximação do MPPR com a população em situação de rua, além dos desafios postos no sistema de justiça, considerando a atuação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos.

Confira as fotos.