No dia 08 de Março, Dia das Mulheres, uma multidão se reuniu no centro de Curitiba para manifestações em favor da garantia dos direitos das mulheres. Somando-se aos movimentos sociais, foi realizada em Curitiba a Marcha “Não é por rosas, é pelos direitos das mulheres”, organizada pela internet. O CRESS/PR esteve presente no ato.
A marcha partiu da Praça Santos Andrade, com o trajeto passando entre as principais ruas do centro de Curitiba, clamando pelo fim do machismo, da violência contra a mulher e da homofobia da sociedade. Os participantes gritavam palavras de ordem, faziam batucadas e assistiram encenações sobre as principais violências sofridas pelas mulheres.
Houve também manifestações contra o racismo feminino, discussões sobre a participação da mulher na política, discursos sobre mulheres lésbicas e trans* e outras áreas afetadas pelo machismo.
O CRESS apoia a luta das mulheres e dos movimentos LGBT, promovendo e participando de ações que visam fim da violência de gênero e contra a população LGBT. Além disso, o CRESS apoia e que tem historicamente participado das diversas manifestações que denunciam a violação do direito das mulheres, e acreditamos ainda na extrema necessidade dos/as assistentes sociais do Paraná de se engajarem nesta luta.
Veja mais sobre o assunto:
Artigo – Luta pelos Direitos das Mulheres
CFESS Manifesta, edição do Dia Internacional da Mulher
Confira as fotos da Manifestação: