População em Situação de Rua organiza mobilização por mais políticas públicas no Paraná

Ato público nas ruínas do São Francisco marcará o Dia Nacional de Lutas da População em Situação de Rua em Curitiba

População de Rua

Na próxima sexta feira, dia 17, ocorre em Curitiba ato público em homenagem ao Dia Nacional Lutas da População em Situação de Rua. A data oficial da mobilização é 19 de agosto, em memória à chacina ocorrida na mesma data em 2005 na cidade de São Paulo, em que cerca de 15 pessoas foram violentamente atacadas enquanto dormiam no centro da cidade. No Paraná o Movimento Estadual da População em Situação de Rua se reunirá em Curitiba, nas ruínas de São Francisco.

Neste ano o slogan da organização local será: “O que mata em Curitiba não é o frio, nem a violência, mas sim a falta de políticas públicas”. O movimento busca chamar atenção das autoridades para que haja mais investimentos e políticas neste setor. Segundo uma das lideranças do Movimento no Estado, Leonildo Monteiro ”Curitiba possui cerca de 2800 pessoas em situação de rua, enquanto existe apenas 1 albergue com apenas 350 vagas para acolher estes moradores”. Em 2012 já foram noticiadas diversas mortes de pessoas que estavam em situação de rua, por violência ou mesmo devido ao frio.

A concentração da mobilização do Movimento da População em Situação de Rua está prevista para começar às 9:30 no coreto das ruínas do bairro São Francisco, no dia 17.