Evento do Dia do/a Assistente Social em Curitiba enfatizou a necessidade da categoria se envolver com a luta pela educação pública de qualidade

No dia 14 de maio aconteceu em Curitiba a solenidade de comemoração ao Dia do/a Assistente Social. Com palestra da ex-ministra do Ministério de Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, o evento contou também com falas que ressaltaram a importância da luta pela Educação em articulação com movimentos sociais.

DSC_0224A conselheira Daraci Rosa dos Santos, representando o CRESS/PR, abriu as falas, contextualizando que este ano o conjunto CFESS-CRESS definiu como temática do dia do/a Assistente Social a defesa da Educação Pública de Qualidade. “Educação não é Mercadoria. A Educação é um instrumento de emancipação da classe trabalhadora e somos fruto dessa educação que se dá em processos formais e também informais”. No que se refere à educação formal, como política pública, cujo responsável é o Estado por viabilizar o acesso ao conhecimento universal, a conselheira esclareceu  que o conjunto CFESS-CRESS não concorda com o baixo  investimento na educação, por isso integra a luta para que 10% do PIB sejam direcionados para a Educação entre outras bandeiras relacionadas com a defesa da educação pública de qualidade. Também evidenciou a importância da educação pública, laica, gratuita e de qualidade, reforçando posicionamento do conjunto CFESS/CRESS contrário à modalidade de ensino à distância no Serviço Social, explicitando sua incompatibilidade, dadas as exigências  da formação e do currículo do curso, além das próprias demandas societárias.

Compuseram a mesa de abertura: a assistente social Elza Campos, representando a União  Brasileira de Mulheres (UBM);  Wanderson Andrade Fagundes, estudante representante da ENESSO (Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social); Renária Moura, representado o Grupo de Trabalho que organizou os eventos alusivos ao  Dia do Assistente Social;  Deputado Estadual Professor Lemos;  Vereadora Professora Josete ; Marlei Fernandes, presidenta da APP Sindicato (Sindicato d@s Trabalhador@s em Educação Pública do PR); Marise Félix, do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais); Ednubia Ghizi, do Comitê Popular da Copa.

marcia1

A mesa abordou diferentes visões para a luta por melhorias na educação pública. Encerrada a mesa de abertura deu-se início à fala da palestrante Márcia Lopes, seguida dos comentários da debatedora Esther Luiza Lemos, representante do CFESS.

Márcia Lopes endossou a importância do tema escolhido neste ano pelo conjunto CFESS-CRESS e comentou sobre as evoluções e acúmulos da categoria nos últimos anos sobre este tema. “O Brasil está mudando seus indicadores com relação à Educação, e isto é um grande avanço, porém temos que ir além da garantia do acesso, temos que garantir a permanência e a qualidade”.

Referindo-se ao Dia do/a Assistente Social , a palestrante parabenizou toda a categoria. “Tenho muito orgulho de ter participado em 1979 do 3º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, chamado de Congresso da Virada, onde se repensaram as questões da profissão e as estratégias éticas e políticas de atuação”, comentou Márcia, fazendo o gancho de que a categoria hoje tem que continuar sendo crítica, seguindo com o enfrentamento, mas buscando identificar interlocutores em setores do governo para o diálogo.

esther 1A importância da profissão foi ressaltada na sequencia pela assistente social Esther Luiza Lemos que citou conquistas que geraram acúmulos nos últimos 30 anos “esse acúmulo só é possível porque tivemos o exercício do pensar e do fazer, e em todos avanços temos o pluralismo para dialogar com todas as áreas. É assim que nossa profissão vai se forjando: a partir do contexto sócio histórico”, comentou Esther, argumentando que é por meio da educação que se vai continuar pensando o papel e projetando o futuro da profissão.

Ela lembrou das lutas do Conjunto CFESS-CRESS, como um exercício de descontruir o que tem sido feito com a educação.  Estamos publicizando e denunciando formas de encarar a educação. “Um exemplo é nossa campanha de que Educação não é fast  food”, disse Esther, referindo-se a necessidade de descontruir a mercantilização da Educação. Para ela, “a educação tem o papel de favorecer o entendimento da realidade em relação às condições de vida dos e das trabalhadores e trabalhadoras, temos que conceber esta educação para além do capital”. Ela citou também a luta já realizada pelo CFESS em relação às EADs, explicando que o papel das unidades de formação é criar condições de oferecer uma formação crítica que prepare os/as estudantes para o entendimento do sujeito humano, ou seja que  a educação deve ser cada vez mais humanizada.

Na sequencia, os cerca de 120 participantes do evento foram convidados a uma confraternização para celebrar o Dia do/a Assistente Social.

Fala de convidados:

DSC_0245“O tema da Educação é da mais alta relevância, pois é somente pela educação que se permite a formação de sujeitos políticos que vão abraçar a luta pela transformação social”, comentou Elza Campos, da UBM. Ela parabenizou a categoria pelo Dia do/a Assistente Social e lembrou que maio é um importante, por ser mês de muitas lutas , referindo-se às datas do Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual(18), Dia do Trabalhador(1º) e Dia do Combate à Homofobia (17).

DSC_0261Já a vereadora Professora Josete apresentou como item prioritário na luta pela qualificação da educação no Brasil a implementação do Plano Nacional de Educação(PNE). “A categoria de assistentes sociais e toda a sociedade devem participar deste debate para que as metas deste plano se efetivem”. Ressaltou a importância dos/as Assistentes Sociais na garantia de direitos da população e lembrou da importância da conquista do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

DSC_0266 (1)No mesmo sentido, a fala da presidenta da APP Sindicato,  Marlei Fernandes, defendeu a necessidade de envolvimento da população no debate sobre o Plano Nacional da Educação. Marlei também trouxe ao evento  algumas questões de luta da Educação, como a recente conquista do piso salarial da categoria de educadores, salientando que é um exemplo de luta que durou muitos anos e que ainda será necessário continuar lutando pela sua efetivação.

DSC_0272A fala da Representante o Movimento LGBT, Marise Félix, contemplou a importância de articulação nas lutas por justiça social. “O grupo que represento – Grupo Dignidade – completou 20 anos de atuação, e uma coisa que aprendi com a história do grupo é que não se chega a lugar algum sem as parcerias. E o CRESS/PR é um grande parceiro há anos do movimento LGBT, sempre apoiando nossa causa”.

DSC_0250O Estudante Wanderson Fagundes, da ENESSO, fez uma fala mais provocativa, ressaltando que muitas ações governamentais ainda estão aquém de uma verdadeira equidade social. Criticou a visão que muitas universidades tem com relação à formação crítica dos/as estudantes de Serviço Social: “hoje tem cursos de Serviço Social que tem a disciplina de empreendedorismo social, ensinado como se ganhar dinheiro com as questões sociais, um absurdo”.

DSC_0255A fala do Deputado Lemos (PT) foi voltada para parabenizar aos/às Assistente Sociais pelo seu dia, avaliando que a categoria tem conseguido mudar a mentalidade de alguns parlamentares: “Estamos hoje superando aquela visão de Assistência Social associada à profissão. Na assembleia eu já fico atento à forma correta de se abordar algumas questões, utilizando a terminologia correta”. Ele também ressaltou  a importância da luta por uma educação de qualidade em defesa da classe trabalhadora.

DSC_0252A conselheira do CRESS Renária Moura fez uma fala sucinta em que ressaltou a importância da profissão e das lutas não apenas pela Educação, mas todas as lutas da categoria. E lembrou que além da necessidade de continuar lutando o Dia do/a Assistente Social é um dia também para comemorar as conquistas e confraternizar.

DSC_0276Pelo Comitê Popular da Copa falou Ednubia Ghizi, que apresentou a relação da dificuldade em governos e empresários direcionarem recursos para a Educação, em contraposição à facilidade como é direcionado recurso para estes megaeventos esportivos.

Confira aqui as Fotos do Evento

Ester Luíza Lemos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.