CRESS/PR é empossado no Conselho Estadual Antidrogas

Fátima Pereira, conselheira do CRESS prestigia posse de Mirian e Sueili - representantes do Conselho – no CEAD

Representantes do CRESS/PR e de outras 19 entidades se reuniram no Palácio das Auracárias, no dia 13 de outubro, para participar da cerimônia de posse da nova gestão do Conselho Estadual Antidrogas (Conead), integrante da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania.

A cerimônia contou com a participação de Sônia Alice Maia e Jonatas de Paula, respectivamente, chefe e assessor da Coordenadoria Estadual Antidrogas (CEAD) e de Luiz Carlos Giublin Junior – diretor-geral da Secretaria da Justiça, responsáveis pela nomeação do presidente do Conead Silvio Alves dos demais integrantes do Conselho.

Durante sua posse, Silvio apontou os avanços na abordagem relacionada ao uso de drogas, na recomposição do conselho e da expectativa para a nova gestão. “Vivenciamos a crise do modelo proibicionista e de individualização dos casos. Com o apoio do conjunto, pretendemos consolidar um regime de reflexão alinhado à política nacional antidrogas”. Lembrou Silvio que também representa a Secretaria de Educação.

cress-cead 001
Mirian e Sueli (a frente) assinam termo de posse no Conselho Estadual Antidrogas

Além de Silvio, os 20 representantes de entidades governamentais e não governamentais assinaram o termo de posse na condição de conselheiros. No Conead, O CRESS/PR passa a ser representado por Mirian Zampiri dos Santos (titular) e Sueli Coutinho (suplente) que irão atuar na Comissão de Redução de Danos, uma entre as cinco existentes. “Durante nosso mandato, que será de um ano, atuaremos no acompanhamento, análise e proposição de políticas públicas intersetorias voltadas para a prevenção, promoção e recuperação da saúde da população com dependência química, principalmente dos adolescentes que estão mais expostos”. Afirmaram Sueli e Miriam.

Ainda na terça-feira, o Governo do Paraná lançou uma cartilha de prevenção às drogas intitulada “Capacitação para Multiplicadores de Ações de Prevenção às Drogas”. A publicação traz informações educativas e científicas para levar aos estudantes e sociedade dados, estudos e ações sobre o tema.