Realizado o Fórum das COFIs e o I Encontro das Comissões Permanentes de Ética

Representantes dos CRESS da Região Sul estão reunidos em Curitiba de 26 a 28 de julho para o Encontro Descentralizado da região – etapa pra o Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. Antecedendo o Descentralizado foram realizados nesta quinta-feira, 26 de julho, o Fórum das COFIs (Comissões de Orientação e Fiscalização) e o Encontro das CPEs (Comissões permanentes de Ética).

XV Fórum das Cofis tratou dos desafios do Credenciamento de Estágio

DSC_8457

O credenciamento dos campos de estágio em Serviço Social foi o tema do XV Fórum das Cofis. Agentes fiscais, conselheiros integrantes das COFIs e delegada/os dos CRESS da região Sul estiveram presentes, debatendo os avanços e desafios na implementação deste credenciamento. O tema é de fundamental importância, como explicou a agente fiscal do CRESS-PR, Bruna Viana: “As unidades de ensino superior mandam as informações para o CRESS por meio deste credenciamento. Como a supervisão de estágio é uma atividade privativa ao assistente social, cabe ao Conselho acompanhar e fiscalizar”. Ela explica que o credenciamento permite também acesso a informações sobre como está a formação para o Serviço Social no estado, possibilitando ao CRESS planejar ações de orientação tendo como base estes dados.

No encontro, cada CRESS apresentou experiências, comentando sobre os processos de trabalho, fluxos e procedimentos e os acúmulos acerca da temática dos credenciamentos de estágio. Entre os principais desafios apontados esteve a utilização do sistema online para esta atividade, pois mesmo contando com a adesão de grande parte das universidades, há pontos de melhoria apontados pelas delegações, para que o sistema permita uma compreensão mais ágil do panorama da formação em Serviço Social em cada região.

Encotro das CPEs
DSC_8394
Foi realizado também no dia 26 de julho o I Encontro das Comissões Permanentes de Ética da Região Sul, com a proposta de discutir as principais demandas em relação às denúncias éticas, os fluxos e procedimentos de cada conselho. “Com recorrência de denúncias éticas com características similares temos que analisar e instrumentalizar procedimentos que permitam traçar ações para atender estas demandas”, explicou a conselheira presidenta do CRESS-PR, Joziane Cirilo.

O objetivo do encontro foi fortalecer as Comissões, criando espaço de estudo e discussão, possibilitando, além da questão normativa, debater estratégias para reduzir as ações que geram estas denúncias. No encontro foi deliberado pela criação do Fórum das Comissões Permantes de Ética e por um Grupo de Trabalho que vai construir o regimento deste Fórum.

Encontro das Comissões Ampliadas de Ética
DSC_8472
Após a realização do Fórum das Cofis e do Encontro das CPEs, os participantes se reuniram para uma socialização das experiências. O momento contou com fala da assistente social , prof. Olegna de Souza Guedes, que apresentou uma reflexão sobre a dimensão ética do ser humano, como ser ontológico. Apresentou experiências e se referenciou em diversos autores para abordar a forma como se dá a relação profissional na promoção da liberdade e igualdade do sujeito, finalizando sua fala de forma enfática: “temos que nos apropriar mais sobre como nosso código de ética não seja instrumento decorativo, e faça parte sim do cotidiano profissional”. A fala da professora foi seguida pelo o coordenador da Comissão Ampliada de Ética e Direitos Humanos  (CAEDH) de São Paulo, Guilherme Moraes da Costa. Ele apresentou a experiência desta comissão, que tem atuado no sentido de aprofundar o debate sobre os temas emergentes relacionados à defesa dos direitos humanos, promovendo ações diversas, entre as quais destacou: curso ética em movimento, qualificação das comissões de instrução, posicionamentos sobre atuação dos assistente social em remoções e reintegração de posse, interdição ética institucional, combate ao racismo e enfrentamento a ações higienistas.

Confira as fotos:

Fórum das COFIs:

Encontro das CPEs:

Encontro das Comissões Ampliadas de Ética: