Em Apucarana assistentes sociais debateram a conjuntura e a implantação do NUCRESS na região

Assistentes sociais da região de Apucarana se reuniram no dia 19 de abril para discutir a implantação do Núcleo do Conselho Regional de Serviço Social – NUCRESS. Apucarana é uma das sete regiões que estão articulando a implantação de novos Núcleos, dentro do processo de re-territorialização proposto pelo CRESS-PR – as outras são CianorteJacarezinho,  Toledo, Irati, Telêmaco Borba e Litoral.

A assistente social Lucimara Caires Moraes destacou que durante a atividade as/os profissionais puderam debater o atual momento político no país, com um governo interino que propõe ações que colocam em risco as estratégias de ação voltadas aos direitos humanos. Para ela, além de aproximar a categoria de debates como este o NUCRESS permitirá às/aos assistentes sociais da região construir uma relação conjunta e participativa. “Nós observamos o quanto a categoria é afastada, e o diálogo acaba ficando muito enfraquecido. O Núcleo vem para enriquecer este primeiro contato e ajudar a pensar as próximas ações“, avalia Lucimara.

“A iniciativa deste primeiro momento foi muito positiva, foi esclarecido sobre o Núcleo e a sua importância para os profissionais que atuam nesta região”, disse o assistente social Paulo Augusto da Fonseca, ressaltando que no encontro já saíram alguns nomes de referência para a organização do NUCRESS Apucarana.

A assistente social Cristiane Camargo também avalia de forma positiva a implantação do NUCRESS, que segundo ela irá dar importante suporte para a categoria. “Nossa região é carente de organização profissional, e o Núcleo será um espaço de debate, aprofundamento das discussões e reconhecimento da categoria”, afirma Cristiane.

A reunião em Apucarana foi articulada pelo coordenador da Seccional de Londrina, Marcelo Nascimento de Oliveira. Os novos NUCRESS propostos poderão ser instituídos e aprovados na próxima Assembleia Geral Ordinária, que acontecerá no dia 17 de junho na sede do CRESS-PR, em Curitiba.