Democratização da Mídia e o Serviço Social

Assistente Social, a luta pela democratização da Comunicação é uma luta por um Direito Humano! Assine o formulário online da Campanha pela Democratização da Mídia no Brasil.

O CRESS/PR convida todos/todas assistentes sociais a participar da luta por uma mídia democrática no Brasil. Neste contexto, o Conselho divulga a campanha Para Expressar a Liberdade realizada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

A campanha visa recolher assinatura de 1% do eleitorado brasileiro para que o Projeto de Lei da Mídia Democrática possa ser apresentado na Câmara dos Deputados. Os principais dispositivos da proposta são: a proibição de aluguel de espaços da grade da programação, veto à prioridade de emissoras de Rádio e TV por políticos, a criação de um Fundo Nacional de Comunicação Pública e do Conselho Nacional de Comunicação.

O tema “Democratização da Comunicação” tem sido pautado pelo conjunto CFESS-CRESS. O CRESS/PR participou nos últimos anos de eventos como o Comunicasul e o Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS. Esses eventos possibilitaram um amplo debate sobre como a mídia reproduz valores discriminatórios e sobre como a sociedade está à mercê das vontades dos poucos grupos que controlam as comunicações no Brasil.

Ainda que a Constituição Federal proíba os oligopólios e os monopólios dos meios de comunicação, menos de dez famílias concentram empresas de jornais, revistas, rádios, TVs e sites de comunicação no país. Isso é um entrave para garantir a diversidade.

Pare e pense! Como o índio, o negro, as mulheres, os homossexuais, o povo do campo, as crianças, aparecem na televisão brasileira? Como os cidadãos das diversas regiões, com suas diferentes culturas, etnias e características são representados? A liberdade de expressão não deveria ser para todos e não apenas para os grupos que representam os interesses econômicos e sociais de uma elite dominante? Existem espaços para a produção e veiculação de conteúdos dos diversos segmentos da sociedade na mídia brasileira?

A concentração impede a circulação de ideias e pontos de vista diferentes. São anos de negação da pluralidade, décadas de imposição de comportamentos, de padrões de negação da diversidade do povo brasileiro.

O serviço social defende uma sociedade justa e igualitária. Dessa maneira enxerga a comunicação como um direito da população e apoia a luta para que a mídia não reproduza valores discriminatórios disseminados na sociedade capitalista. Por causa desses ideais o CRESS/PR abraça as ações do Fórum Nacional pela Democratização da Mídia.

Saiba mais sobre a campanha Para Expressar a Liberdade e Assine!

Articulação no Paraná – 14/03 tem Encontro Estadual pelo Direito à Comunicação

Existe uma Frente de articulação das ações do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação no Paraná, a FRENTEX-PR.

O CRESS/PR participou no dia 12 de fevereiro da reunião da Frentex, representado pela conselheira Vera Armstrong, integrante da Comissão de Comunicação do CRESS/PR. A reunião foi realizada com a proposta de organizar o Encontro Estadual pelo Direito à Comunicação, que acontecerá no dia 14 de março, em Curitiba. O CRESS/PR está participando e integrando Grupo de Trabalho de Infra -Estrutura.

Mais informações sobre o Encontro serão postadas aqui no site do CRESS/PR.

Para acompanhar as ações da FRENTEX acesse: