Comunicado às (aos) Assistentes Sociais sobre a vacinação de Covid-19 em Curitiba

As (os) assistentes sociais já começaram a ser vacinados na capital paranaense. Crédito: Divulgação

O CRESS/PR tomou conhecimento que a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba iniciou nesta quarta-feira, dia 03 de fevereiro, a vacinação contra COVID-19 dos profissionais de saúde autônomos, conforme listagem enviada pelos conselhos de classe. Em função da disponibilidade de doses, neste momento o agendamento será realizado para pessoas com 40 anos e mais.

Informamos à toda categoria profissional e à sociedade que este Conselho Profissional defende a vacinação universal à toda a população brasileira, mas reconhece o cenário do país quanto ao número restrito de vacinas e doses disponíveis. Assim, coadunamos com a estratégia de imunização prioritária para as (os) profissionais que atuam na linha de frente ao combate à COVID-19, especialmente aqueles que compõem os grupos de risco indicados pelas autoridades sanitárias e que atuam nos serviços essenciais, independentemente de serem assistentes sociais ou não. Nossa defesa é pela prioridade de imunização de todos os trabalhadores e trabalhadoras inseridos nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais da linha de frente.

A (o) assistente social é profissional que atua na linha de frente em diversas políticas sociais, com destaque para as Políticas de Saúde e Assistência Social em todos os níveis de complexidade, que durante toda a pandemia mantiveram ininterruptos o atendimento à população. Ambas as políticas sociais aqui mencionadas foram reconhecidas desde o início da pandemia como essenciais, o que incidiu na necessidade de buscar estratégias para viabilização dos serviços e benefícios a elas vinculados, assim como para a prevalência da qualidade dos serviços prestados.

Deste modo, com vistas a contribuir com a viabilização do acesso a vacinação prioritária aos/às assistentes sociais que compõem os grupos de risco e que estão na linha de frente, nesta data encaminhamos à Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba a lista das/dos profissionais inscritos ativos, com suas respectivas datas de nascimento e informações quanto ao local de residência (Curitiba e Região Metropolitana), tendo em vista que muitos profissionais residem na RMC, mas trabalham nas políticas essenciais da capital.

O sistema de cadastro do CRESS/PR não permite emitir a lista de profissionais por critérios de local de trabalho, vínculo empregatício e idade. Por isso, coerente com nosso posicionamento de vacina para todas (os), solicitamos que os profissionais que não se enquadrem nos critérios acima, ou seja, não exerçam atividades na linha de frente das políticas sociais, aguardem sua vez na fila como cidadão comum.

Com base no compromisso ético-político com a qualidade dos serviços prestados e em defesa da profissão, tornamos pública essa informação, a fim de orientar profissionais quanto ao acesso à imunização.

Para aqueles que estão na linha de frente, o CRESS/PR orienta que deverão baixar o aplicativo Saúde Já, disponível para IOS ou Android, ou acessá-lo pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br, para receber informações sobre o agendamento.

A Secretaria Municipal de Saúde fará contato apenas por meio desse aplicativo com a data da vacinação prevista. A (o) profissional confirmar o agendamento no próprio sistema do Saúde Já e também acessar a plataforma pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br.

Caso haja dificuldades, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informa o seguinte telefone para suporte: (41) 3350-9000.

Sabemos que a aprovação das vacinas contra a COVID-19 e sua distribuição para o início da vacinação em todos os municípios do Paraná inauguram um período de esperança para o controle da pandemia e preservação de milhares de vidas. E este é o compromisso do CRESS/PR, que seguirá articulando-se com órgãos e entidades em defesa do SUS, da ciência e da vacinação universal à toda população brasileira.