Assistentes Sociais discutem a criação do NUCRESS Cianorte

O CRESS-PR realizou na última quinta-feira, dia 31 de março, um encontro que teve como objetivo iniciar a articulação para a criação do Núcleo Regional de Serviço Social – NUCRESS na região de Cianorte. A reunião foi coordenada pela conselheira Edilene Alves Costa e pela assistente social Ana Neri, membro da Coordenação do NUCRESS de Campo Mourão.

O encontro faz parte da iniciativa de ampliação dos NUCRESS para este ano de 2016. A ação é fundamental para a concretização do processo de descentralização, pois permitirá que o Conselho esteja mais próximo das/dos assistentes sociais que tinham dificuldades em participar de atividades promovidas pelos Núcleos já existentes e/ou nas sedes da Seccional e de Curitiba, em razão da distância entre as localidades. “Precisamos valorizar essa iniciativa e aceitação dos colegas e assim fazer eles se sentirem parte do CRESS”, afirmou a conselheira Edilene.

De acordo com assistentes sociais presentes no encontro, a implantação do NUCRESS de Cianorte é uma medida importante e necessária, que vai contribuir com o fortalecimento da classe. Para a assistente social Carmem Lucia Sartori, “por meio do NUCRESS nós seremos capazes de aperfeiçoar nossos conhecimentos, com realização de palestras, trocas de experiências,  informações, e o mais importante, vamos construir um relacionamento mais estreito com o Conselho Regional. É uma medida de união entre a classe e agora já estamos ansiosos pela efetivação do Conselho Regional.”

Para Pedro Girotto, assistente social também presente na reunião, o processo de descentralização que o CRESS-PR vem promovendo com a formação de novos NUCRESS é de suma importância para articulação e mobilização da categoria profissional. ” Os novos núcleos permitem que os Assistentes Sociais, localizados em cidades mais longínquas, comecem a participar do conjunto CFESS/CRESS. Assim, com o envolvimento de novos profissionais, é possível promover a formação política, lutar pela ampliação e efetivação dos direitos sociais, como também fazer a efetivação do projeto ético-político do serviço social”, relatou o assistente social.

Uma das articuladoras da reunião na região, a assistente social Christiane Karla Spielmann, também se mostrou animada com a reunião sobre a constituição do NUCRESS Cianorte: “O momento social e político vivenciado pelo país, que culmina com os ataques severos aos direitos sociais, exige um Serviço Social crítico e reflexivo. Diante disso, a efetivação do NUCRESS Cianorte contribuirá para o processo de reconhecimento entre os próprios profissionais, além de fomentar o fortalecimento da categoria e os momentos de estudos e debates”.

Além de Cianorte também foi realizada reunião em Jacarezinho e outras irão ocorrer em Apucarana (19/04), Irati, Litoral, Telêmaco Borba e Toledo. As datas, horários e locais dos encontros são divulgadas no site e Facebook do Conselho. Após as reuniões de articulação com os sete possíveis novos núcleos, eles poderão ser instituídos e aprovados na próxima Assembleia Geral Ordinária, em 17 de junho de 2016.