Paraná terá Encontro Estadual de Serviço Social na Educação

logo encontro

Encontro será no dia 30 de março, em Curitiba.

Desde a década de 90 acompanha-se um crescimento da participação do Serviço Social na área da educação. O tema é de fundamental importância para a categoria, inclusive pela constante ação do Conjunto CFESS-CRESS para aprovação do Projeto de Lei 060/2007, que dispõe sobre a inserção de assistentes sociais e psicólogos/as nas escolas públicas de educação básica.

Esta temática embasará o Encontro Estadual de Serviço Social na Educação do Paraná, que acontece em Curitiba, no dia 30 de março, às 8h30 até às 17h no auditório Henry Newman (anexo a Biblioteca) próximo ao portão central da PUCPR. As inscrições são gratuitas, sendo o evento voltado para Assistentes Sociais e Estudantes de Serviço Social.

O Encontro é preparatório para o 1º Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, que ocorre nos dias 4 e 5 de junho em Maceió (AL).

O objetivo do Encontro Estadual de Serviço Social na Educação do Paraná é conhecer os/as profissionais que atuam na área da Educação, trocar experiências e formular o papel do/a Assistente Social neste setor, para demandar intervenções nas políticas públicas, fortalecendo as ações dos/as profissionais nas lutas sociais em defesa de uma educação emancipadora, pública e que garanta o acesso universal.

“Queremos saber como os profissionais tem atuado na política de educação e saber se essa atuação está focada no nosso projeto ético político. Ressaltamos também a importância da participação dos/as profissionais do interior do Estado, pelo crescimento da categoria nos mais diversos espaços de atuação na educação e quem nem sempre ficamos sabendo das suas formas de intervenção”, destacou Kleber Durat, conselheiro do CRESS-PR.

O documento que embasará os debates no Encontro Estadual e no Seminário Nacional é o “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação”. Este documento aponta que a categoria precisa definir ações que interfiram no rumo da política educacional do país, indo contra as concepções vinculadas ao pensamento liberal, à teoria do capital humano e as formações tecnicistas muito presentes em escolas e universidades. Propõe-se que o profissional de Serviço Social atue na Educação compreendendo melhor as formas que o setor influenciará na disputa societária que define os rumos da educação, mas estando do lado daqueles que são oprimidos pelas amarras do capitalismo.

A programação completa do encontro será divulgada aqui, no site do CRESS/PR.


Vagas preenchidas

Acompanhe o site do CRESS/PR para novidades sobre o Encontro Estadual de Serviço Social na Educação do Paraná


Serviço:

Encontro Estadual de Serviço Social na Educação do Paraná
Data: 30 de março (sexta-feira)
Local: PUC-PR, Campus Curitiba – Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho. Auditório Irmão Albano, Térreo, auditório Henry Newman (anexo a Biblioteca) próximo ao portão central da PUCPR.

Acesse ao documento que pautará o debate: Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação