Conselhos da Região Sul realizaram encontros de Comunicação e das COFIs

cofisNo dia 18 de julho aconteceram dois eventos simultâneos reunindo representantes dos CRESS da Região Sul, em Porto Alegre/RS: O Fórum das COFIs (Comissões de Orientação e Fiscalização) e o Comunicasul.

No Fórum das COFIs, membros das comissões e agentes fiscais dos três Conselhos (PR, SC e RS) debateram os limites, dificuldades e os avanços na operacionalização e na gestão dos processos referentes à fiscalização da profissão. As representantes do CRESS/PR no Fórum comentaram que existe hoje uma série de demandas crescentes pelo aumento do número de faculdades, dos espaços de trabalho e de assistentes sociais em atividade, e com isso cria-se um dificultador para a fiscalização chegar a todos estas áreas. Elas comentaram que o Fórum das COFIs foi um espaço privilegiado para o reconhecimento da importância da fiscalização e para articulação entre as COFIS e entre elas e a diretoria dos CRESS.

Simultaneamente ao Fórum das COFIs aconteceu o Comunicasul – Encontro entre as comissões de comunicação dos CRESS da região Sul. O evento contou com a participação do jornalista convidado José Nunes, do Sindicato dos Jornalistas/RS, que trouxe aos presentes um panorama sobre a necessidade de lutar pela democratização da mídia. “Estamos na Federação dos Jornalistas e em outros espaços lutando há tempos pela regulamentação de um Marco Regulatório das Comunicações”, comentou comunicasulNunes, apontando também a necessidade de criar alternativas à mídia que temos acesso, pois, “esta mídia está controlada por poucos. Hoje a comunicação não é um direito nosso, nós apenas temos acesso como espectadores. Não existe a democracia nas comunicações”, afirma o jornalista. O assunto foi discutido pelos participantes que pontuaram a importância do conjunto CFESS-CRESS estar cada vez mais engajado nesta luta. Entre os desafios apontados esteve a necessidade de aproximar este debate da categoria.

Abertura do Encontro Descentralizado

O Encontro Descentralizado da Região Sul é uma etapa de debates para levar propostas ao Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que ocorre entre 5 e 8 setembro deste ano em Recife. O Encontro Descentralizado teve inicio no dia 18 de julho, tendo na abertura oficial a presença das presidentas dos CRESS do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e de representante do CFESS.

A mesa de abertura contou com duas palestras. Primeiro falou o estudante de Serviço Social Carlinhos Guarnieri, que desenvolve há 10 anos o trabalho de redução de danos junto a dependentes químicos. Ele contou como tem sido este trabalho junto à população que usa drogas nas ruas de Porto Alegre, comentando sobre as dificuldades que há em se trabalhar com este público, mas ressaltando que lentamente os resultados começam a aparecer.

A segunda fala foi da médica psiquiatra Maria Gabriela Godoy, que trouxe uma conceituação histórica sobre o que significa o uso de drogas e apontando diferentes abertura do encontro descentralizadoconcepções na sociedade para o enfrentamento a esta questão. Ela pontuou alguns paradoxos entre o uso da droga e a lógica socioeconômica e algumas discussões sobre o ponto de vista de cada área sobre este tema. A fala foi direcionada para apresentar o porquê hoje está se debatendo a questão da internação compulsória, uma medida que é considerada pelo conjunto CFESS-CRESS como violadora dos direitos humanos.

O encontro descentralizado continuou até o dia 21/07, em Porto Alegre, em breve mais informações.