- Conselho Regional de Serviços Social - 11ª Região

Inscrição e Cadastro

Interrupção do Exercício Profissional

No pedido de Interrupção do Exercício Profissional, fica permitido, em caráter excepcional, de acordo com a orientação do CFESS, o envio de documentos digitalizados, por e-mail, ao CRESS-PR. 

Os pedidos de interrupção do exercício profissional, efetuados dessa forma, estão sujeitos à nova análise e homologação (ou revogação). O CRESS solicitará e concederá prazo para envio dos formulários originais, cópias autenticadas dos documentos e documentos de identidade profissional originais. 

Será concedida interrupção do pagamento das anuidades ao profissional que requerer a interrupção temporária do efetivo exercício profissional nos seguintes casos: 

  • Viagem ao exterior, com permanência superior a seis meses; 
  • Doença devidamente comprovada, que impeça o exercício da profissão por prazo superior a seis meses; 
  • Enquanto perdurar pena de privação de liberdade ou de aplicação de medida de segurança, por força de sentença definitiva. 

Parágrafo Único: Em qualquer um dos casos, o período de interrupção corresponderá ao período de impedimento, podendo ser prorrogado, a pedido do interessado, se persistir o impedimento ou se já houver previsão a respeito, e será requerido anualmente. 

 

Os documentos devem ser encaminhados em apenas 1 dos e-mails abaixo, de acordo com a sua região: 

CURITIBA: cadastro@cresspr.org.br 

LONDRINA: londrina@cresspr.org.br 

CASCAVEL: seccionalcascavel@cresspr.org.br 

 

Para saber sobre a sede do CRESS referente à sua cidade, CLIQUE AQUI. 

 

1º PASSO: 

ENVIAR A DOCUMENTAÇÃO ABAIXO, DIGITALIZADA, POR E-MAIL. 

 

Documentos necessários para Interrupção do Exercício Profissional do registro no CRESS, conforme Resolução CFESS nº 582/10: 

  • Requerimento de Interrupção do Exercício Profissional, preenchido e assinado (formulário digitalizado abaixo); 
  • Carteira e Cédula de Identidade Profissional e/ou DIP (digitalizado);
  • Cópia do comprovante da viagem (digitalizado), com prazo de permanência no exterior ou 
  • Cópia do Atestado Médico (digitalizado), constando o prazo provável de tratamento ou 
  • Cópia da Sentença Definitiva e Certidão da Instituição Penitenciária (digitalizado). 

ATENÇÃO:  CASO TENHA ALTERADO O NOME E/OU ESTADO CIVIL EM VIRTUDE DE CASAMENTO, DIVÓRCIO, ETC., O PROFISSIONAL DEVERÁ ENCAMINHAR, TAMBÉM, OS DOCUMENTOS DIZITALIZADOS ABAIXO: 

 

  • Cópia do RG (frente e verso); 
  • Cópia do CPF (frente e verso); 
  • Cópia do Título de Eleitor (frente e verso); 
  • Cópia da Certidão de Casamento ou Averbação de Divórcio. 
2º PASSO: 

APÓS RECEBER A CONFIRMAÇÃO DO DEFERIMENTO DA INTERRUPÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL POR E-MAIL, ENVIAR, NO PRAZO DE ATÉ 30 DIAS, VIA CORREIOS, PARA O CRESS-PR OS DOCUMENTOS SOLICITADOS. 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 

A interrupção do exercício profissional não estará vinculada ao pagamento dos débitos anteriores ao seu deferimento, que, caso não sejam quitados pelas vias administrativas, serão cobrados judicialmente (Res. CFESS 582/2010 – Art.66). 

 

Cessado o motivo que impedia o exercício da profissão, durante a vigência do prazo concedido, o Assistente Social deverá regularizar sua situação para reiniciar suas atividades, mediante comunicação ao CRESS e pagamento de anuidade proporcional (Res. CFESS 582/2010 – Art.67). 

 

A suspensão do pagamento de anuidade será proporcional e corresponderá ao período de impedimento para o exercício profissional, excluídas as frações de dias (Res. CFESS 582/2010 – Art.67 – parágrafo único). 

 

Informamos que o pedido somente será homologado com toda a documentação solicitada, apresentada a este CRESS. 

 

Arquivos para Download: 

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