Pleno Ampliado com os NUCRESS debateu o Controle Social

DSC_0613

No sábado, dia 23 de junho, no período da tarde os representantes dos NUCRESS do Paraná estiveram reunidos para o Pleno Ampliado semestral, encontro em que foi debatido o tema do Controle Social. Estiveram presentes na sede do CRESS/PR representantes dos Núcleos de Campo Mourão, Pato Branco, Umuarama, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, Foz do Iguaçu, Cascavel, Cornélio Procópio e Ivaiporã.

A conselheira Wanderli Machado fez uma fala e promoveu o debate sobre o Controle Social e a atuação dos/as assistentes sociais nos conselhos de direitos e de políticas públicas. “Nós reconhecemos os conselhos como espaços de exercício da democracia participativa, mas que tem uma série de fragilidades na maneira como são conduzidos”, comentou Wanderli sobre a proposta do encontro, ressaltando que considera este momento de debate com a categoria muito importante para qualificar a intervenção dos/as profissionais nestes espaços e contribuir para que os representantes dos NUCRESS busquem maior articulação em seus municípios para fortalecer a atuação nos conselhos.

DSC_0616Em sua fala, a conselheira levantou algumas questões que a categoria deve estar atenta ao participar dos conselhos de direitos e de políticas, procurando perceber que mesmo sendo espaços construídos para que a sociedade civil contribua com a construção das políticas públicas existem fragilidades que devem ser reconhecidas. Entre os pontos citados estão a questão da legitimidade, a autonomia dos/as profissionais que compõe o conselho, a visibilidade e a própria composição do conselho. “Muitas vezes estes espaços são ocupados por forças reacionárias”, disse, referindo-se tanto a profissionais que são indicados por setores governamentais, como por representantes de organizações da sociedade civil que têm esta visão mais conservadora.

As questões levantadas pela conselheira renderam identificação de boa parte dos representantes dos NUCRESS presentes no Pleno, que têm atuação em conselhos de direitos. A fala de que a composição dos conselhos de direitos muitas vezes é engessada foi confirmada pela categoria presente, sendo citados casos de municípios em que os conselheiros são os mesmos desde a criação do conselho, não havendo renovação.

A representante do NUCRESS de Pato Branco, Silvana Ap. de Oliveira, comentou sobre a importância deste debate: “vi que aqui tem outros/as assistentes sociais que passam pelas mesmas situações em outros municípios e presenciam a dificuldade que é a atuação em conselhos de direitos”. Segundo ela, a presença no Pleno Ampliado foi uma oportunidade de dividir as experiências e assim ter uma visão ampla sobre as necessidades gerais da categoria, ressaltando que “este debate será repassado à categoria de meu município por meio de comunicados do NUCRESS”.

Wanderli lembrou também que ao participar destes espaços o/a profissional tem como  responsabilidade  estar  atento  às prerrogativas e deliberações do  conjunto CFESS/CRESS. Em seu fechamento a conselheira reforçou a importância de a categoria buscar formas de fortalecer a atuação neste espaço, pois se tratam de espaços de aprovação de projetos.

Ela esclareceu que esta é uma primeira etapa das capacitações que o CRESS/PR vai oferecer à categoria sobre o tema do Controle Social.

Veja mais fotos do encontro