Assembleia Ordinária do CRESS/PR foi realizada no último sábado

Entre as deliberações da Assembleia, realizada no dia 19 de novembro, esteve a aprovação no reajuste da anuidade da categoria no estado
assembleia1

Assistentes sociais e conselheiros/as do CRESS-PR se reuniram na sede da entidade, em Curitiba, no último sábado, 19 de novembro, para a Assembleia Geral Ordinária – a segunda do ano. Entre os debates da reunião, foram realizadas as prestações de contas das ações políticas e o balanço financeiro, e os presentes votaram o reajuste da anuidade da categoria. Foi escolhido por unanimidade o aumento de 6,5% na anuidade, um ajuste baseado na inflação do período e o mesmo sugerido no Encontro Nacional CFESS/CRESS, ficando o valor total abaixo do teto aprovado nacionalmente.

Assim, a anuidade passou dos atuais R$ 340,63 para R$ 362,77, que serão válidos a partir do ano que vem. Dentro do mesmo índice, foi aprovado também o reajuste das taxas de serviço do CRESS-PR.  “Nós temos um compromisso com o futuro, não apenas com o presente deste conjunto. Precisamos, ao menos, manter nos próximos meses as atividades que são realizadas hoje pelo CFESS/CRESS”, explica Rafael Carmona, Primeiro Tesoureiro do CRESS-PR.

assembleia2

“As deliberações respeitaram o debate e a vontade da categoria. O fato de fazer prestação de contas do volume de encontros e ações realizadas pela diretoria e as explicações sobre o que significa cada percentual sugerido na votação foram fatores bastante esclarecedores”, conta a conselheira Rosenilda Garcia.

Acompanhe aqui a Carta Aberta do CRESS/PR aos/às Assistentes Sociais sobre o reajuste na anuidade.

Pauta

Além da votação da anuidade, a pauta da Assembleia contou com outros informes: Repasse do Encontro Nacional CFESS/CRESS; prestação de contas do exercício vigente; repasse e discussão dos planos de metas de 2012, além dos informes gerais. Um grande destaque desta assembleia foi a representatividade dos/das profissionais, com a participação de praticamente todos os Núcleos Regionais.

assembleia3

“Foi uma assembleia extremamente produtiva, com uma boa discussão e uma excelente participação. Agora é necessário que estes debates cheguem a todas as regiões, fazendo com que os NUCRESS possam também levantar suas demandas, trazer suas expectativas e receber a devolutiva. Assim, damos visibilidade do trabalho do Conselho em todo o Paraná”, avalia a presidente do CRESS-PR, Maria Izabel Scheidt Pires.

Sobre a boa representividade de todo o estado, Maria Izabel comentou: “essa participação dos Núcleos para nós foi essencial, pois com a presença de todos a gente consegue levantar as demandas do interior e socializar com todo o estado os debates e as deliberações”.

A assistente social Silmara Lesiko, de São Matheus do Sul, representando o Nucress de União da Vitória, percebe como fundamentais as ações realizadas pela atual diretoria do CRESS/PR em buscar estratégias para ampliar e garantir a participação dos Nucress pelo Paraná, afirmando que “a assembleia foi importante para a apresentação dos resultados da construção coletiva realizada pelo CRESS e para legitimar a atuação do conselho em defesa dos rumos da categoria no estado”.

“Esta assembleia mostrou o quanto estamos ficando ousados e como isso é positivo para a categoria. Estamos conseguindo concretizar nossos planos. O que sonhávamos ontem está sendo realidade hoje, e o que teremos amanhã é o que foi pensado e planejado hoje. Para isso, é necessário realizar ações concretas, como de fato temos feito”, afirmou a conselheira Vera Lucia Armstrong, de Curitiba.