CRESS-PR celebra as conquistas históricas da classe trabalhadora no Dia da e do Assistente Social
Neste 1º de maio, mais do que celebrar as conquistas históricas da classe trabalhadora, é momento de lembrar que as lutas continuam. E para assistentes sociais de todos os gêneros, essa caminhada segue firme na defesa de condições dignas de trabalho, valorização profissional e reconhecimento.
A luta pelo piso salarial e pelo respeito às 30 horas semanais é uma dessas batalhas que ainda carecem de respostas efetivas. Hoje, o CFESS segue atuando junto ao Congresso, propondo contribuições ao PL 2635/2020, que busca garantir a jornada de 30 horas para toda a categoria, inclusive para quem trabalha sob regime estatutário.
Na mesma Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados está o PL 1827/2019, que trata diretamente do piso salarial de assistentes sociais. A tramitação avança, mas enfrenta resistência, especialmente por envolver questões orçamentárias — argumento sempre usado para adiar o reconhecimento dos direitos de quem está na linha de frente do atendimento à população.
A relatoria desses dois projetos está nas mãos da mesma parlamentar, a deputada Laura Carneiro (PSD). E o CFESS tem acompanhado de perto, levando propostas e subsídios em defesa da categoria.
Quer saber mais? Acesse o site do CFESS e veja a matéria completa: CFESS | Piso salarial e 30h semanais para assistentes sociais: CFESS se articula com parlamentares em defesa de projetos de lei.
No Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, reafirmamos nosso compromisso coletivo por uma sociedade menos desigual e por condições de trabalho justas para todas e todos. Porque quem cuida das lutas sociais também precisa de cuidado.