CRESS-PR celebra 32 anos do Código de Ética da e do Assistente Social perguntando a profissionais qual artigo é marcante
Há 32 anos, o Código de Ética da e do Assistente Social é o orientador que guia nossa prática profissional, refletindo princípios fundamentais e norteando nossas intervenções. Para marcar essa data, perguntamos a alguns profissionais da área: “Durante sua trajetória, qual artigo do Código de Ética mais marcou sua prática ou é mais relevante em seu exercício?”
Rogério Angelo da Silva, assistente social em Umuarama e coordenador em um CRAS, compartilhou que o Código é essencial como um guia na sua prática. Para ele, o Código estabelece não apenas diretrizes técnicas, mas também assegura a autonomia da categoria. Ele acredita que a observância dos princípios ético-políticos que fundamentam o trabalho social é fundamental para garantir qualidade nos serviços prestados à população.
Miriam Costa, assistente social em Cornélio Procópio, tem uma vivência de mais de 14 anos no CREAS e destaca que o princípio fundamental artigo 1.º do Código é a base de sua atuação. Esse princípio valoriza a liberdade como um valor central, destacando a autonomia, emancipação e a expansão dos indivíduos sociais. Em um cotidiano repleto de desafios, Miriam utiliza esse princípio para orientar sua prática e enfrentar as contradições diárias.
Jussara Marques de Medeiros, assistente social na Reitoria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com sua vivência na Comissão Permanente de Ética, compartilhou o impacto do Código em sua trajetória. Em especial, destacou o artigo 2.º, que garante aos assistentes sociais o direito ao livre exercício da profissão e à participação nas políticas sociais. Jussara também fez um alerta importante sobre as denúncias de colegas contra práticas desrespeitosas no ambiente de trabalho, refletindo a importância de manter um ambiente saudável e respeitoso.
O CRESS-PR reforça a relevância do Código de Ética como um instrumento vital para transformar realidades e garantir que nossa atuação seja pautada pela ética. A prática profissional, respaldada por essas diretrizes, se fortalece e a luta pelo bem-estar social se torna mais firme e resolutiva.
São 32 anos de história, de luta e de reflexão. Que possamos seguir com a mesma coragem, ética e compromisso de sempre, com o foco em melhorar as condições de vida das pessoas e transformar nossa sociedade para melhor.
#DescriçãodaImagem: carrossel da Editoria Cress em Ação com as cores verde e branco. Na capa as informações: Aniversário de 32 anos do Código de Ética da e do Assistente Social – 13 de março. Nos demais cards, constam as fotos, frases e os nomes das e dos Assistentes Sociais que respondem a pergunta: “Durante sua trajetória, qual artigo do Código de Ética mais marcou sua prática ou é mais relevante em seu exercício?” e o selo da Editoria Cress em Ação. Na parte inferior, centralizado, o logo do CRESS-PR.