CRESS-PR celebra 32 anos do Código de Ética da e do Assistente Social perguntando a profissionais qual artigo é marcante

 

Há 32 anos, o Código de Ética da e do Assistente Social é o orientador que guia nossa prática profissional, refletindo princípios fundamentais e norteando nossas intervenções. Para marcar essa data, perguntamos a alguns profissionais da área: “Durante sua trajetória, qual artigo do Código de Ética mais marcou sua prática ou é mais relevante em seu exercício?”
 
Rogério Angelo da Silva, assistente social em Umuarama e coordenador em um CRAS, compartilhou que o Código é essencial como um guia na sua prática. Para ele, o Código estabelece não apenas diretrizes técnicas, mas também assegura a autonomia da categoria. Ele acredita que a observância dos princípios ético-políticos que fundamentam o trabalho social é fundamental para garantir qualidade nos serviços prestados à população.
 
Miriam Costa, assistente social em Cornélio Procópio, tem uma vivência de mais de 14 anos no CREAS e destaca que o princípio fundamental artigo 1.º do Código é a base de sua atuação. Esse princípio valoriza a liberdade como um valor central, destacando a autonomia, emancipação e a expansão dos indivíduos sociais. Em um cotidiano repleto de desafios, Miriam utiliza esse princípio para orientar sua prática e enfrentar as contradições diárias.
 
Jussara Marques de Medeiros, assistente social na Reitoria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com sua vivência na Comissão Permanente de Ética, compartilhou o impacto do Código em sua trajetória. Em especial, destacou o artigo 2.º, que garante aos assistentes sociais o direito ao livre exercício da profissão e à participação nas políticas sociais. Jussara também fez um alerta importante sobre as denúncias de colegas contra práticas desrespeitosas no ambiente de trabalho, refletindo a importância de manter um ambiente saudável e respeitoso.
 
O CRESS-PR reforça a relevância do Código de Ética como um instrumento vital para transformar realidades e garantir que nossa atuação seja pautada pela ética. A prática profissional, respaldada por essas diretrizes, se fortalece e a luta pelo bem-estar social se torna mais firme e resolutiva.
 
São 32 anos de história, de luta e de reflexão. Que possamos seguir com a mesma coragem, ética e compromisso de sempre, com o foco em melhorar as condições de vida das pessoas e transformar nossa sociedade para melhor.
 
#DescriçãodaImagem: carrossel da Editoria Cress em Ação com as cores verde e branco. Na capa as informações: Aniversário de 32 anos do Código de Ética da e do Assistente Social – 13 de março. Nos demais cards, constam as fotos, frases e os nomes das e dos Assistentes Sociais que respondem a pergunta: “Durante sua trajetória, qual artigo do Código de Ética mais marcou sua prática ou é mais relevante em seu exercício?” e o selo da Editoria Cress em Ação. Na parte inferior, centralizado, o logo do CRESS-PR.
 
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.