24 de fevereiro: Dia da Conquista do Voto Feminino

 

No dia 24 de fevereiro de 1932, as mulheres conquistaram o direito ao voto, assegurado pelo Código Eleitoral, por meio do Decreto 21.076, do presidente Getúlio Vargas.

 

O direito era concedido apenas às mulheres casadas, com autorização do homem, ou para viúvas com renda própria.
Já em 1933, as mulheres passaram a votar e ser votadas pela primeira vez na Assembleia Nacional Constituinte e, em 1934, o direito passou a ser previsto pela Constituição Federal. O voto se tornou obrigatório e passou a ser equiparado ao dos homens em 1965.

 

Para que se chegasse a essa conquista, foi um árduo e longo caminho, mais precisamente cerca de 100 anos de resistência e luta por parte das mulheres até alcançar o direito à escolha de seus representantes.

 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres são hoje 33% das candidatas, atendendo a cota mínima de 30% estabelecida em lei. Apesar dessa estatística, elas seguem com baixa representatividade na política e em outros espaços de poder, com apenas 15%.

 

O CRESS-PR enaltece a luta das mulheres em busca do direito de participar da vida política brasileira, votando e sendo votadas. Sabemos que ainda estamos galgando esse espaço e que muito ainda deve ser feito pela ascensão feminina. Continuaremos na defesa da ampliação da presença feminina em cargos legislativos e executivos em todos os níveis de poder.

 

#DescriçãodaImagem: card com fundo branco e detalhes em rosa, e letras em preto e rosa. Contém as informações: Dia da Conquista do Voto Feminino — 24 de fevereiro — Um marco na luta pelos direitos das mulheres. A imagem remete a um grupo de mulheres, sendo que uma delas segura um megafone. Na parte inferior, está o logo do CRESS-PR.