Assistente social Helena Maria Ramos dos Santos fala sobre o Dia Mundial da Saúde Mental

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, conversamos com Helena Maria Ramos dos Santos, assistente social e servidora pública da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em 2023, Helena representou o CRESS-PR na 5.ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio, realizada em Brasília.

 

 

Segundo Helena, o conceito de saúde mental deve ser ampliado e relacionado à realidade social, econômica, política e ética. Ele abrange políticas de segurança alimentar, moradia, saneamento, lazer, educação, assistência social, cultura e trabalho.

 

 

O trabalho é essencial na vida das pessoas, mas será que nossa sociedade proporciona oportunidades de trabalho para todas e todos? Como estão as relações nos ambientes de trabalho? Elas favorecem a saúde mental ou contribuem para o aumento de doenças?

 

De acordo com Helena, “a reflexão se estende à nossa categoria: assistentes sociais lidam diariamente com demandas de saúde mental, mas quem cuida da nossa saúde mental?” Ela ressalta: “Estamos presentes nas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS), atendendo, mas quem atende às nossas demandas?”.

 

Como afirma Rachel Gouveia Passos, “a temática da saúde mental não pode ser vista de maneira descolada da conjuntura nacional e internacional”. “Para as e os assistentes sociais, torna-se fundamental identificar a concepção de saúde mental defendida pelos projetos que se encontram em disputa e que rebatem diretamente no trabalho profissional executado nos espaços sócio-ocupacionais”.

Vamos continuar esse diálogo!

 

Descrição da imagem: carrossel nas cores branco e verde e o selo da editoria CRESS em Ação. Na capa, as informações: Dia da Saúde Mental – 10 de outubro – Assistentes Sociais na luta pela saúde mental e a imagem do Arthur Bispo do Rosário, símbolo da luta antimanicomial. Nos demais cards, a foto e trecho da entrevista da assistente social Helena Maria Ramos dos Santos. Na parte superior, o logo do CRESS-PR.