8º CPAS inicia amanhã com reflexões e debates sobre as competências ética, técnica, política e emancipatórias do Serviço Social

 

O dia 26 de setembro de 2024 marca o início do aguardado 8º Congresso Paranaense de Assistentes Sociais (CPAS), que acontecerá na Universidade Estadual de Londrina (UEL), promovendo debates e reflexões fundamentais para a categoria. A atividade começa oficialmente com o credenciamento das 14h às 17h30 no Anfiteatro CESA, seguido de atividades culturais e discussões que inauguram a programação.

 

A partir das 18h, no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB), os participantes serão recebidos com uma apresentação especial do Coro da UEL, às 19h, dando o tom para a solenidade de abertura. Às 19h30, ocorre a Mesa de Abertura, com a presença de representantes do CRESS-PR, ABEPSS, ENESSO, CFESS, da reitoria da UEL e do Departamento de Serviço Social.

 

Às 20h, o ponto alto da noite será a Conferência de Abertura, ministrada pela Prof.ᵃ Dr.ᵃ Lélica Elis Pereira de Lacerda, da UFMT, com o tema “Ideologia conservadora e demandas políticas no trabalho das/dos assistentes sociais”. A palestra discutirá as exigências postas às/aos assistentes sociais no contexto da operacionalização de políticas públicas e o embate com valores conservadores, racismo e capacitismo. A mediação será da Prof.ª Dr.ª Melissa Ferreira Portes.

 

“O CPAS busca fomentar reflexões, socializar experiências e estratégias de luta, além de reafirmar o compromisso com o projeto ético-político da profissão. Ao longo dos dias, serão realizados debates sobre antirracismo, lutas anticapacitistas e defesa das atribuições da categoria, trazendo um espaço de aprofundamento técnico e político para todos os participantes”, explica Olegna de Souza Guedes, presidenta do CRESS-PR.

 

Atividades que antecedem o congresso

Além das atividades do 8º Congresso Paranaense de Assistentes Sociais, destacamos dois eventos de grande relevância que ocorrerão antes do início do congresso. O III Encontro Estadual Sociojurídico será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, abordando importantes debates sobre a atuação das/os assistentes sociais no campo sociojurídico. 

 

Já o IV Encontro do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio acontecerá na tarde do dia 26 de setembro, com foco na troca de experiências sobre o estágio supervisionado em Serviço Social. Esses encontros ampliam as discussões e fortalecem a formação e prática profissional.

 

Faça o download da programação completa aqui.

 

Confira mais informações sobre as atividades no site https://cresspr.org.br/8congresso/