CRESS EM AÇÃO: Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

 

Hoje, 19 de agosto, é o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, instituído em memória ao trágico massacre na Praça da Sé, em São Paulo, há 20 anos. Nesse episódio, pessoas em situação de rua foram brutalmente espancadas e sete delas foram assassinadas. Esse dia marca a luta por dar voz a quem vive nas ruas, trazendo à tona suas batalhas por dignidade e direitos básicos.

 

Para a editoria CRESS EM AÇÃO, entrevistamos a assistente social Maria Aldivania Vieira Lacerda. Ela ressalta que a situação de rua, ou a permanência nas ruas, é um dos maiores reflexos da questão social, frequentemente associada a várias outras expressões de desigualdade. Para Maria, essa é uma das mais graves formas de desigualdade social no Brasil e que deve ser combatida incansavelmente.

 

Maria destaca que “falar sobre a população de rua é falar sobre vidas, pessoas que enfrentaram e enfrentam violência em diversos espaços, muitas vezes disfarçada de ‘apoio, preocupação e acolhimento’. Esses espaços deveriam oferecer escuta, acolhimento e atendimento humanizado, mas, em muitos casos, perpetuam a violência familiar, institucional e patrimonial.”

 

Ela nos convida a ver essas pessoas não apenas como população em situação de rua, mas como indivíduos que passaram por situações de violência, negligência, abandono, luto e rompimento de vínculos. “Essas são pessoas que não escolheram estar nas ruas, mas foram empurradas para essa realidade pela falta de oportunidades ou por circunstâncias que as obrigaram a deixar seu país de origem,” afirma Maria. “Quem nunca fez uma escolha errada na vida? É injusto estigmatizar essas pessoas como ‘vagabundos’, quando, na verdade, elas são vítimas de um sistema que falha em protegê-las.”

 

A luta do Movimento Nacional da População em Situação de Rua é uma das bandeiras defendidas pelo conjunto CFESS-CRESS e está presente no Código de Ética do Assistente Social, que reforça a importância da luta por direitos humanos, justiça social e a eliminação de todas as formas de opressão.

 

#Descriçãodaimagem Carrossel da editoria CRESS em Ação com moldura em verde e detalhes em branco. Os ramos das folhas da obra Fundos Murrado ao fundo. Na capa, a imagem de uma pessoa em situação de rua e as seguintes informações: 19 de Agosto — Dia de Luta do Movimento Nacional da População em situação de rua. Por mais dignidade e direitos para quem vive nas ruas! No card seguinte, a foto e um trecho da fala da assistente social Maria Aldivania Vieira Lacerda. Abaixo, centralizado, o logo do CRESS-PR.