Participantes do 51º Encontro Descentralizado da Região Sul — Foto Mariana de Mattos

 

O 51º Encontro Descentralizado da Região Sul aconteceu em Curitiba nos dias 2, 3 e 4 de agosto de 2024, reunindo representantes dos CRESS de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além de representantes do CFESS, da ABEPSS e da ENESSO, convidadas, convidados e estudantes. A programação diversificada teve caráter consultivo e preparatório para o Encontro Nacional, agendado para ocorrer de 5 a 8 de setembro em Belo Horizonte (MG). 

 

Abertura do  51º Encontro Descentralizado da Região Sul — Foto Cassiano Ferraz

 

A abertura do encontro foi realizada na noite do dia 02 de agosto, seguida pela aprovação do Regimento Interno e uma mesa de abertura que abordou o tema “A conjuntura sócio-política do Brasil: os desafios para a defesa da profissão, do projeto ético político profissional, dos direitos humanos e as bandeiras de luta do Conjunto CFESS/CRESS”. Ronaldo Fabiano dos Santos Gaspar, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Andrea Luiza Curralinho Braga, professora na PUC-PR e conselheira do CRESS-PR discorreram sobre o assunto.

 

No segundo dia, foram realizados debates em eixos temáticos, começando com uma mesa sobre os cúmulos dos Comitês Antirrascistas e Anticapacitistas, considerando que no Paraná ambos já estão constituídos através de portarias específicas. Em seguida as discussões correram em eixos temáticos simultâneos, sendo: Eixo Seguridade Social, Eixo Orientação e Fiscalização, e uma mesa ampliada para reflexões sobre o papel do Conselho Fiscal. O dia continuou com eixos sobre Ética, Direitos Humanos e Administrativo-Financeiro, Formação/Relações Internacionais e Comunicação.

 

Debates e cúmulos dos Comitês Antirrascistas e Anticapacitistas — Foto Mariana de Mattos

 

A programação foi encerrada com uma plenária final, onde foram definidas representações para a Comissão Gestora do Fundo de Apoio, Comissão Especial, GTs para a implementação de políticas e aprimoramento das Resoluções CFESS, além do anúncio de que o CRESS-RS vai sediar o encontro de 2025, seguindo o fluxo de rodízio entre os regionais.

 

Plenária final — Foto Mariana de Mattos

 

De acordo com Olegna de Souza Guedes, Presidenta do CRESS-PR, o encontro foi importante para monitoramento das ações dos conselhos, identificar os avanços e desafios e aprender com as experiências “Foi uma oportunidade para construir estratégias futuras com base no que a realidade nos mostrou, identificando o que precisa ser adaptado ou mantido”. 

 

Fortalecimento da profissão

Os encontros descentralizados acontecem em todas as cinco regiões do país, configurando-se como instância preparatória para o Encontro Nacional, onde é possível revisitar o trabalho realizado e as ações construídas coletivamente pelo Conjunto CFESS-CRESS, ampliando debates e estratégias em defesa da profissão.

 

Segundo Karen Albini, uma das representantes do CFESS que estiveram em Curitiba, esses processos de análise e adaptação são fundamentais para o crescimento do Conjunto CFESS-CRESS e para assegurar um espaço democrático para a categoria.

 

“Este encontro foi importante revisar todas as ações propostas, compreender como elas foram implementadas na região e identificar as especificidades locais. Isso incluiu considerar a realidade da região Sul, como os recentes desastres no Rio Grande do Sul, que impactaram o cotidiano profissional e as políticas públicas”, acrescenta.

 

As ações referente às pautas do combate ao racismo e capacitismo também foram destaques dos encontros por avançar em ações concretas, impactando diretamente no  trabalho das e dos assistentes sociais. 

 

Além disso, foram aprovadas três moções: uma de apoio à campanha pela libertação de Sônia Maria de Jesus — #Sônialivre; outra de repúdio à privatização e militarização da educação no Paraná; e uma terceira que destaca a crise climática como um produto do capitalismo, reafirmando o compromisso do Serviço Social na prevenção de desastres, na proteção ambiental e na promoção do direito a cidades justas e sustentáveis.

 

Deleção do CRESS-PR — Foto: Mariana de Mattos

 

O 51⁰ Encontro Descentralizado da Região Sul também ofereceu um espaço com sala e profissionais de apoio para mães e pais, garantindo um ambiente adequado para as crianças. Essa iniciativa, conforme deliberação do Conjunto CFESS-CRESS, visou proporcionar acessibilidade para as e os participantes poderem estar presentes nas discussões sem precisar abrir mão do cuidado com seus filhos.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.