Participantes do 51º Encontro Descentralizado da Região Sul — Foto Mariana de Mattos
O 51º Encontro Descentralizado da Região Sul aconteceu em Curitiba nos dias 2, 3 e 4 de agosto de 2024, reunindo representantes dos CRESS de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além de representantes do CFESS, da ABEPSS e da ENESSO, convidadas, convidados e estudantes. A programação diversificada teve caráter consultivo e preparatório para o Encontro Nacional, agendado para ocorrer de 5 a 8 de setembro em Belo Horizonte (MG).
Abertura do 51º Encontro Descentralizado da Região Sul — Foto Cassiano Ferraz
A abertura do encontro foi realizada na noite do dia 02 de agosto, seguida pela aprovação do Regimento Interno e uma mesa de abertura que abordou o tema “A conjuntura sócio-política do Brasil: os desafios para a defesa da profissão, do projeto ético político profissional, dos direitos humanos e as bandeiras de luta do Conjunto CFESS/CRESS”. Ronaldo Fabiano dos Santos Gaspar, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Andrea Luiza Curralinho Braga, professora na PUC-PR e conselheira do CRESS-PR discorreram sobre o assunto.
No segundo dia, foram realizados debates em eixos temáticos, começando com uma mesa sobre os cúmulos dos Comitês Antirrascistas e Anticapacitistas, considerando que no Paraná ambos já estão constituídos através de portarias específicas. Em seguida as discussões correram em eixos temáticos simultâneos, sendo: Eixo Seguridade Social, Eixo Orientação e Fiscalização, e uma mesa ampliada para reflexões sobre o papel do Conselho Fiscal. O dia continuou com eixos sobre Ética, Direitos Humanos e Administrativo-Financeiro, Formação/Relações Internacionais e Comunicação.
Debates e cúmulos dos Comitês Antirrascistas e Anticapacitistas — Foto Mariana de Mattos
A programação foi encerrada com uma plenária final, onde foram definidas representações para a Comissão Gestora do Fundo de Apoio, Comissão Especial, GTs para a implementação de políticas e aprimoramento das Resoluções CFESS, além do anúncio de que o CRESS-RS vai sediar o encontro de 2025, seguindo o fluxo de rodízio entre os regionais.
Plenária final — Foto Mariana de Mattos
De acordo com Olegna de Souza Guedes, Presidenta do CRESS-PR, o encontro foi importante para monitoramento das ações dos conselhos, identificar os avanços e desafios e aprender com as experiências “Foi uma oportunidade para construir estratégias futuras com base no que a realidade nos mostrou, identificando o que precisa ser adaptado ou mantido”.
Fortalecimento da profissão
Os encontros descentralizados acontecem em todas as cinco regiões do país, configurando-se como instância preparatória para o Encontro Nacional, onde é possível revisitar o trabalho realizado e as ações construídas coletivamente pelo Conjunto CFESS-CRESS, ampliando debates e estratégias em defesa da profissão.
Segundo Karen Albini, uma das representantes do CFESS que estiveram em Curitiba, esses processos de análise e adaptação são fundamentais para o crescimento do Conjunto CFESS-CRESS e para assegurar um espaço democrático para a categoria.
“Este encontro foi importante revisar todas as ações propostas, compreender como elas foram implementadas na região e identificar as especificidades locais. Isso incluiu considerar a realidade da região Sul, como os recentes desastres no Rio Grande do Sul, que impactaram o cotidiano profissional e as políticas públicas”, acrescenta.
As ações referente às pautas do combate ao racismo e capacitismo também foram destaques dos encontros por avançar em ações concretas, impactando diretamente no trabalho das e dos assistentes sociais.
Além disso, foram aprovadas três moções: uma de apoio à campanha pela libertação de Sônia Maria de Jesus — #Sônialivre; outra de repúdio à privatização e militarização da educação no Paraná; e uma terceira que destaca a crise climática como um produto do capitalismo, reafirmando o compromisso do Serviço Social na prevenção de desastres, na proteção ambiental e na promoção do direito a cidades justas e sustentáveis.
Deleção do CRESS-PR — Foto: Mariana de Mattos
O 51⁰ Encontro Descentralizado da Região Sul também ofereceu um espaço com sala e profissionais de apoio para mães e pais, garantindo um ambiente adequado para as crianças. Essa iniciativa, conforme deliberação do Conjunto CFESS-CRESS, visou proporcionar acessibilidade para as e os participantes poderem estar presentes nas discussões sem precisar abrir mão do cuidado com seus filhos.