O CRESS-PR realizou na última sexta-feira, dia 02 de agosto, três atividades que precederam o 51º Encontro Descentralizado da Região Sul. Os encontros reuniram representações do Conjunto CFESS-CRESS e entidades, como ABEPSS e Enesso, para discutir questões fundamentais da profissão, visando fortalecer a organização política da categoria e dar suporte nas discussões que vão definir as prioridades dos Regionais e monitoramento das ações do Conjunto.
A primeira atividade do dia foi o XXVII Encontro do Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) da Região Sul. Esse encontro teve como propósito abordar temas relacionados à orientação e fiscalização do exercício profissional das e dos assistentes sociais, com ênfase especial na educação básica.
A programação começou com a recepção e saudações das coordenações dos regionais, seguidas de uma mesa de discussão que explorou os aspectos conjunturais do trabalho na educação. Em seguida, houve debates produtivos, a aprovação do relatório anterior e a socialização de pautas emergentes.
O encontro também incluiu uma análise das repercussões de calamidades públicas e desastres naturais na orientação e fiscalização, com o intuito de fomentar o diálogo e aprimorar a atuação do Serviço Social na região.
Logo após, foi realizado o Fórum Regional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social. Essa atividade revisitou a necessidade urgente de fortalecer as estruturas de formação e melhorar a qualidade do trabalho das e dos assistentes sociais. A mesa de abertura contou com a participação de representantes das regiões de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além de representantes da ABEPSS e da ENESSO.
O foco da discussão foi a construção de um plano de lutas para o Fórum Nacional, que visa estabelecer diretrizes e estratégias para a categoria. Além disso, foram definidas atividades para o calendário anual do fórum e escolhida a coordenação do Fórum Regional, reforçando o compromisso com a qualidade e a organização na profissão.
Também no período da tarde, ocorreu o XIII COMUNICASUL, que reuniu comissões e assessorias de comunicação dos CRESS dos três estados. Com o objetivo de trocas de experiências e melhoria da comunicação dos Conselhos, este ano a proposta foi fomentar uma comunicação mais inclusiva e acessível.
Após uma rodada de exposição pelas coordenações e assessorias, aprontando para os principais limites, desafios e potencialidades da comunicação foi realizada uma formação através de workshop ministrado por Elza Maria Albuquerque, que abordou a temática “Comunicação diversa, inclusiva e acessível para todas as pessoas”.
Elza trouxe destaques para melhores práticas de uma comunicação inclusiva, aprontando ainda para os desafios que os regionais possuem em relação à acessibilidade digital, descrição de imagens e conteúdos de linguagem simples, para atendimento a todas as pessoas. Ao final da atividade, houve uma breve avaliação e o agradecimento do CRESS-PR aos demais regionais e entidades presentes.