Na última sexta-feira (28/06), foi realizada na sede do CRESS-PR em Curitiba a 1ª Assembleia-Geral Ordinária de 2024, organizada pela gestão “Ousadia de Sonhar e Resistir na Construção do Amanhã Desejado”. A atividade reuniu assistentes sociais de diversas regiões do estado e teve como pautas a eleição de delegadas e delegados para Encontro Descentralizado da Região Sul e o Encontro Nacional CFESS-CRESS e a prestação de contas do primeiro trimestre do ano de 2024.
Delegações definidas
Em seguida, a coordenadora técnica do CRESS-PR, Vanessa Rocha, explicou o processo eleitoral e destacou que havia 14 vagas disponíveis para delegadas e delegados, distribuídas paritariamente entre a gestão e os profissionais de base.
Durante a assembleia, foram detalhados os requisitos para candidatura e votação, incluindo a obrigatoriedade de participação no encontro preparatório online em 13 de julho e a disponibilidade para os encontros presenciais em Curitiba (02 a 04 de agosto) e em Belo Horizonte (05 a 08 de setembro).
Entre as conselheiras e conselheiros, foram definidos como titulares Olegna de Souza Guedes, Andréa Braga, Jackson Michel Teixeira da Silva, Adriele Volpato, Francisca Maria de Assis, Claudiana Tavares da Silva Sgorlon e Christiani Cassoli Bortoloto, e como suplentes Silvana Marta Tumelero, Tânia Mara da Silva, Ilda Lopes Witiuk, Eliane Cristina Lopes Brevilheri, Marcelo Nascimento de Oliveira e Juliete Guerra.
As seccionais de Londrina e Cascavel também apresentaram suas representantes para serem referendadas em Assembleia. Londrina indicou Talita Silva de Jesus como titular e Thainá Marieli Silva Andrade como suplente. Cascavel indicou Rogério Angelo da Silva como titular e Alice Scorsin como suplente. ENESSO e ABEPSS, entidades representativas fora convidadas e farão, posteriormente, suas indicações de representante.
A votação permitiu que cada assistente social votasse em até cinco candidatos. Após a contagem dos votos, as e os eleitos foram:
- Titulares: Larissa, Cassio, Franciele, Larice e Ana.
- Suplentes: Dionéia, Adriana, Andreia e Elaine.
A proposta de abrir 10 vagas para observadoras e observadores no Encontro Descentralizado também foi aprovada, permitindo que mais profissionais participem dos encontros sem gerar custos adicionais para o CRESS e para fortalecer a organização política da categoria e potencializar a participação nas ações do Conselho.
Prestação de contas
A conselheira Ilda Lopes Witiuk apresentou a prestação de contas do primeiro trimestre de 2024, comparando as receitas e despesas até maio de 2023 e 2024. Foram detalhados os dados sobre a arrecadação financeira e a aplicação dos recursos oriundos de tributos e contribuições anuais das dos assistentes sociais.
As dificuldades enfrentadas, como a inadimplência, que teve um aumento dede 41% em 2023 para 42% em 2024, com 3.569 dos 8.317 profissionais ativos pagando a anuidade até o momento, também foram discutidas, assim como as estratégias adotadas para a priorização e distribuição desses recursos.
Ilda destacou ainda as atividades realizadas pelo conselho, incluindo as ações das comissões de Fiscalização, Ética e Disciplina Profissional, Inscrição e Cadastro, e os cursos “Ética em Movimento” realizados em Cianorte, Campo Mourão e Maringá.
“Essa assembleia reflete o compromisso do CRESS-PR em garantir uma gestão participativa e transparente, promovendo o engajamento das e dos profissionais de Serviço Social na construção de um futuro mais justo e ético”, completa Olegna.