No dia 21 de maio, aconteceu um importante encontro alusivo ao Dia da África, organizado pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIP), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O encontro reuniu representantes do Governo do Estado do Paraná e delegados de diversos países do continente africano para discutir temas urgentes como imigração, xenofobia e racismo.


O encontro proporcionou um espaço de debate fundamental para os profissionais de Serviço Social, destacando a importância da construção de políticas públicas inclusivas e eficientes.


Luana Portela, Assistente social do CRESS-PR, destacou a relevância do evento, especialmente para o Comitê Paranaense de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, do qual ela faz parte.


“A atividade alusiva ao Dia da África foi de extrema importância e relevância enquanto profissional de Serviço Social. No Comitê Paranaense de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, debatemos sobre racismo com o objetivo de entender como as relações étnico-raciais se manifestam. Portanto, a atividade veio ao encontro dos nossos objetivos,” afirmou.


Luana também enfatizou a necessidade de compreender a realidade enfrentada pelas populações vindas de países africanos.


“Esses espaços são muito relevantes para a nossa profissão, pois nos ajudam a entender a realidade imposta à população que vem de países do continente africano. Isso nos permite amadurecer o debate e nos inserir nesses espaços para construir políticas públicas eficientes”, reitera.


O encontro destacou a importância de atividades como essa para fomentar discussões que levem a uma sociedade mais justa e inclusiva, alinhada com os valores da igualdade racial e combate à discriminação.


O CRESS-PR continuará apoiando e participando de iniciativas que promovam a inclusão e a construção de políticas públicas que atendam às necessidades das populações desprotegida.